22 de dezembro de 2016

UCI muda sistema de pontuação para "melhorar o espectáculo e beneficiar as equipas no ranking"

A União Ciclista Internacional (UCI) alterou o sistema de pontuação do ranking World Tour. A partir de 2017 os 60 primeiros ciclistas irão receber pontos, ao contrário dos 20 do sistema actual. Outra alteração importante é que os corredores que somarem pontos, verão todos contarem para o ranking da equipa. Até agora as formações só recebiam os pontos dos seus cinco melhores ciclistas.

"Um maior número de ciclistas poderá somar pontos o que irá melhorar o espectáculo, beneficiar as equipas no ranking e premiar os ciclistas que antes não recebiam pontos se terminassem abaixo do 20º lugar", lê-se no comunicado revelado esta quinta-feira. Estas alterações fazem com que o sistema de pontuação do ranking do World Tour se torne idêntico ao que estabelece a classificação do ranking Mundial, que começou este ano. Deixará de existir um ranking de nações do World Tour.

A Volta a França continua a ser a corrida que atribui mais pontos. O vencedor soma mil, enquanto quem ganhar o Giro ou a Vuelta recebe 850. A vitória num monumento vale 500 pontos. Pode confirmar o sistema de pontuação neste link do documento da UCI (a partir da página seis).

Pela primeira vez, os vencedores das classificações da montanha e dos pontos nas grandes voltas, também serão recompensados. O ciclista que vestir a camisola da liderança receberá igualmente pontos.

O ranking World Tour é definido pelas classificações nas corridas World Tour, que em 2017 serão 38, mais 11 que este ano. Já o ranking Mundial inclui todas as provas de estrada organizadas pela UCI.


Sem comentários:

Enviar um comentário