9 de dezembro de 2016

Gémeos Oliveira assinam pela equipa de Axel Merckx

Gémeos têm 20 anos (Fotografia: Facebook de Ivo Oliveira)
É um passo muito importante na carreira dos gémeos Oliveira, dois dos maiores talentos portugueses, com provas dadas na pista e também a cada vez mais a mostrarem-se na estrada. Ivo e Rui vão representar a Axeon Hagens Berman, equipa de atletas sub-23, liderada por Axel Merckx, conhecida pelo enorme sucesso que tem em colocar ciclistas directamente no World Tour, o último dos quais precisamente um português. Ruben Guerreiro esteve dois anos na formação americana e assinou pela Trek-Segafredo para 2017 e 2018. Vai competir ao lado de Alberto Contador e John Degenkolb, entre outras estrelas do ciclismo mundial, não esquecendo o compatriota André Cardoso.

Primeiro foi Rui Oliveira a dar nas vistas. Em 2013 conquistou a medalha de prata em scratch, nos Europeus de juniores e no ano seguinte ficou com medalha de bronze nos Mundiais, em scrach e Madison. Também em 2014 o seu irmão, Ivo, comprovou que se estava perante gémeos de talento. E Ivo não fez por menos: tornou-se no primeiro português a conquistar uma medalha de ouro em pista, sagrando-se campeão europeu em perseguição individual, subindo a parada ao ser campeão do mundo nesse mesmo ano.

Com o ciclismo português a ter pouca tradição em pista, os gémeos Oliveira deram visibilidade ao trabalho que tem sido feito nos últimos anos, mas na Liberty Seguros/Carglass foram fazendo a adaptação à estrada e com resultados promissores. Ivo Oliveira chegou mesmo a ser convocado para os Mundiais no Qatar e esteve antes nos Europeus em França.

Aos 20 anos, Rui e Ivo conseguem a oportunidade sonhada por muitos. Axel Merckx - filho daquele que é considerado um dos melhores ciclistas de sempre, Eddy Merckx (para alguns é mesmo o melhor de sempre) - consolidou-se como um director desportivo de grande talento para formar jovens ciclistas. Desde 2009 que cerca de 30 corredores "saltaram" directamente da sua equipa para o World Tour, casos de Alex Dowsett (está na Movistar depois de passar pela Sky) e Joe Dombrowski (actualmente na Cannondale-Drapac, mas também foi a Sky quem o foi buscar).

A Axeon Hagens Berman cumpre um calendário não só na América do Norte, mas também traz os seus ciclistas até à Europa. Ruben Guerreiro, por exemplo, venceu este ano o G.P. Palio del Recioto, em Itália.

Os gémeos são duas das oito contratações feitas para 2017. Além dos portugueses, chegam à Axeon Hagens Berman os americanos Edward Anderson, Christopher Blevins e Ian Garrison, o britânico Chris Lawless, o australiano Michael Rice e o equatoriano Jhonnatan Narvaez. No entanto, há ainda que salientar regressos importantes, como é o caso de Adrien Costa, ciclista de 19 anos visto como uum atleta com um tremendo potencial e que esteve nos últimos meses a estagiar na Etixx-QuickStep. Contudo, irá cumprir pelo menos mais um ano às ordens de Axel Merckx.

"O nosso objectivo sempre foi ajudar a próxima geração de ciclistas profissionais. Estou confiante que os corredores que regressam vão adaptar-se bem com os promissores novos ciclistas que temos", salientou Merckx, no comunicado divulgado no site da equipa.

Formação da Axeon Hagens Berman para 2017: Edward Anderson (EUA), Will Barta (EUA), Christopher Blevins (EUA), Jonny Brown (EUA), Adrien Costa (EUA), Geoffrey Curran (EUA), Eddie Dunbar (Irl), Ian Garrison (EUA), Chris Lawless (GB), Jhonnatan Narvaez (Equ), Ivo Oliveira (Por), Rui Oliveira (Por), Logan Owen (EUA), Neilson Powless (EUA), Michael Rice (Aus), Chad Young (EUA).

»»André Cardoso vai estar ao lado de Alberto Contador««

»»Nuno Meireles: "Ir para a equipa Bolívia é sem dúvida uma aventura"««

»»Amaro Antunes reforça W52-FC Porto: “Quando queremos evoluir temos de estar onde há qualidade”««

»»Edgar Pinto: "Estamos a construir uma equipa com pessoas trabalhadoras e honestas. Acho que vamos ter um conjunto bom e unido"««

Sem comentários:

Enviar um comentário