22 de dezembro de 2016

Funvic com licença Profissional Continental confirmada. Director desportivo promete mudanças para evitar novos casos de doping

Três casos de doping em menos de um ano, uma suspensão de 55 dias, saída de patrocinadores. O futuro daquela que é a primeira equipa brasileira no escalão Profissional Continental parecia estar cada vez mais incerto. Porém, parece que não há nada que abale a confiança do director desportivo Benedito Tadeu Azevedo Júnior em manter vivo o projecto, que em 2017 contará com o português Daniel Silva, ciclista da Rádio Popular-Boavista que terminou no terceiro lugar na Volta a Portugal.

A suspensão da UCI termina a 12 de Fevereiro e o responsável, conhecido como Kid, só pensa em preparar a equipa para a temporada, ainda mais quando a UCI confirmou que a formação brasileira irá continuar a competir no escalão Profissional Continental, depois de dois adiamentos para reanalisar o pedido. Porém, em declarações ao site Ciclismo Internacional, Kid salientou que vão verificar-se várias mudanças, a começar nos patrocinadores e a acabar com o controlo interno para evitar novos casos de doping.

"Podemos passar a ter o nome de Soul Brasil Pro Cycling", afirmou o director desportivo, mostrando-se satisfeito por ter garantido a continuidade de um dos seus ciclistas mais importantes, Francisco Chamorro. Porém, apesar da perda de alguns patrocinadores, a maior preocupação é mesmo com o doping: "Haverá mudanças, como mais controlos internos e conversas com psicólogos desportivos sobre o tema do doping. Nunca mais se poderão repetir [casos]."

Em causa estão os três casos positivos no espaço de 12 meses e que poderia ter valido à equipa brasileira uma suspensão até um ano. A UCI definiu 55 dias. Em causa estão os casos de Kleber Ramos - realizou um teste antes dos Jogos Olímpicos, mas o resultado só foi conhecido depois - e de Wilson Ramiro Diaz e João Gaspar, ambos apanhados em testes feitos durante a Volta a Portugal. Diaz venceu a classificação da montanha da prova portuguesa. Os três ciclistas acusaram CERA, um estimulante que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

»»Doping. Futura equipa de Daniel Silva suspensa até Fevereiro««

»»Doping. Vencedor da montanha na Volta a Portugal acusa positivo. Funvic, que contratou o português Daniel Silva, pode ser suspensa até um ano««

»»Brasileiro que competiu nos Jogos Olímpicos apanhado com doping. Sucessão de casos preocupa Brasil««

Sem comentários:

Enviar um comentário