19 de dezembro de 2016

Doping. Futura equipa de Daniel Silva suspensa até Fevereiro

(Fotografia: Facebook Funvic)
A brasileira Funvic Soul Cycles-Carrefour está impedida de participar em qualquer competição internacional até 12 de Fevereiro. Em causa estão os três casos de doping detectados num espaço de um ano, dois dos quais na Volta a Portugal. Wilson Ramiro Diaz, vencedor da classificação da montanha, acusou CERA num controlo anti-doping realizado durante a Volta, tal como o colega João Marcelo Pereira Gaspar. O primeiro caso aconteceu com um teste feito antes dos Jogos Olímpicos. Kleber Ramos ainda participou na corrida no Rio2016, pois o resultado só foi conhecido depois. Acusou também a substância proibida CERA.

"A Comissão Disciplinar decidiu suspender a equipa Profissional Continental Funvic Soul Cyclis-Carrefour por um período de 55 dias, de 19 de Dezembro de 2016 a 12 de Fevereiro de 2017 de acordo com o artigo 7.12.3 das Regras Anti-doping da UCI", lê-se no comunicado divulgado pela UCI. O artigo refere-se à suspensão, que poderia ter chegar a um ano, se foram verificados três casos de doping em 12 meses.

A UCI escreve "três potenciais casos de violação das regras anti-doping", pois ainda falta conhecer os resultados das contra-análises. Apesar desta decisão do organismo que tutela o ciclismo mundial, a UCI não explica se a formação brasileira irá manter a licença Profissional Continental, já que o pedido estava a ser reanalisado devido aos casos de doping.

A Funvic contratou o português Daniel Silva (31 anos), que terminou em terceiro lugar na Volta a Portugal. O ciclista da Rádio Popular-Boavista espera assim ter a possibilidade de competir num escalão superior, mas este não era certamente o início que esperaria.

Quanto à equipa, não houve até ao momento nenhuma reacção. Aliás, cerca de uma hora antes do anúncio da UCI, a Funvic confirmou a contratação de mais quatro jovens: Victor Ranghetti, Rafael Pires, Breno Morais e Lincoln Silva. A preparação para a próxima temporada parece assim prosseguir apesar de alguma incerteza.

Depois de serem conhecidos os testes positivos de Wilson Ramiro Diaz e João Marcelo Pereira Gaspar, a Shimano e a Soul Cycles colocaram um ponto final na parceria com a Funvic. A equipa também cancelou os contratos com os dois ciclistas.

CERA, a substância em causa nos três casos detectados, é um estimulante que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e foi uma substância detectada pela primeira vez em 1998, sendo considerada a terceira geração de drogas derivadas de eritropoietina (EPO).



Sem comentários:

Enviar um comentário