22 de dezembro de 2016

Como uma corrida de Fórmula 1 ajudou a definir o futuro da equipa de Rui Costa

Foi no circuito onde se decidiu o título de campeão de Fórmula 1 - e por onde
também passa o pelotão na Volta ao Abu Dhabi - que se começou a definir o novo
projecto da equipa do português Rui Costa (Fotografia: Facebook Abu Dhabi Tour)
Foram dez dias alucinantes para Giuseppe Saronni e Mauro Gianetti e tudo começou no Grande Prémio de Fórmula 1 em Abu Dhabi. Enquanto na pista se decidia o título mundial, nos bastidores negociava-se a salvação da equipa do português Rui Costa. Depois de tanta incerteza e algum secretismo, Saronni revelou os pormenores que levaram aquele que era suposto ser um mega projecto chinês, o primeiro no World Tour, a tornar-se no segundo do Médio Oriente, no mesmo ano em que chega ao principal escalão do ciclismo a Bahrain-Merida.

A amizade entre Mauro Gianetti e o presidente de uma empresa de construção civil e imobiliária e a paixão pelo ciclismo deste empresário, acabaram por ser a chave para salvar a até agora Lampre-Merida. Matar Suhail Al Yabhouni Al Dhaheri é o nome do investidor mistério (até esta quinta-feira) que avançou com o dinheiro que permitiu à equipa receber a licença World Tour e estar na estrada em 2017. "Gianetti e Matar conversaram muitas vezes sobre projectos de ciclismo. Havia um desejo antigo de criar uma equipa profissional em Abu Dhabi e quando a opção chinesa desapareceu, Gianetti retomou o rumo em Abu Dhabi", explicou Saronni à Gazzetta dello Sport, mas não referiu se é verdade que o orçamento será entre os oito a nove milhões, o mais baixo entre as equipas do mesmo escalão.

Dois dias depois da UCI ter anunciado as licenças e de ter revelado que o pedido da TJ Sport ia ser reanalisado, Mauro Gianetti estava em Abu Dabhi à procura do plano B. "O Mauro foi convidado para assistir ao último grande prémio [do ano] de Fórmula 1, no dia 27 de Novembro, e apresentou o nosso projecto ao senhor Matar. Em dez dias ficou tudo definido", salientou Saronni. Os responsáveis lutavam contra o tempo e não hesitaram em fechar o acordo com o empresário.

Numa altura em que todos (e a equipa conta com cerca de 60 pessoas) podem respirar de alívio, Giuseppe Saronni já começou a fazer o seu papel de "vender" o nome que estará nas camisolas, que, ao contrário do que normalmente acontece, não será a empresa de Al Dhaheri, será o do Emirado. "A equipa chama-se UAE Abu Dhabi. É uma equipa de uma nação. É um grande orgulho para todos e estamos motivados por vestir uma camisola que pela primeira vez não terá um nome de um patrocinador, mas de uma nação. Passamos de uma família na Lampre para uma equipa de uma nação e a camisola terá as cores dos Emirados Árabes Unidos: branco, verde, preto e vermelho", referiu.

Aos 59 anos, Saronni admite que é "um novo mundo para ele". "Nunca pensei que aos 60 anos [que completa em Setembro de 2017] estaria num projecto tão grande e importante", confessou. Abu Dhabi e Dubai são os Emirados que mais turismo atraem. Tem sido feita uma forte aposta no desporto, com o ciclismo cada vez mais no centro das atenções. O financiamento a uma equipa do principal escalão coincide com o ano em que a Volta a Abu Dhabi também se tornará uma prova World Tour.

Mas afinal o que aconteceu à TJ Sport?

"Infelizmente o presidente Li Zhiqiang teve graves problemas de saúde e ele estava no centro de tudo e isso bloqueou o projecto", explicou Saronni ao jornal italiano. Sem tempo para esperar que a situação se resolvesse, o responsável começou a procurar outra solução para salvar a equipa. No entanto, realçou que o projecto chinês "continua a ser válido". "Tenho a certeza que da China virá algo importante", disse.

Mas agora é tempo para se concentrar a 100% na UAE Abu Dhabi. Com uma pré-temporada inexistente - o estágio agendado para Dezembro foi cancelado devido à incerteza do futuro da equipa -, Saronni quer ainda assim começar 2017 de forma muito forte. Por isso mesmo, vai apostar nas suas principais armas logo na primeira prova World Tour do ano. Na Austrália, no Tour Down Under - de 17 a 22 de Janeiro -, vão estar Diego Ulissi, Louis Meintjes, Ben Swift (uma das contratações da equipa) e Rui Costa. O português era falado como uma das figuras a marcar presença na Volta a San Juan, na Argentina, mas parece que afinal será em terras australianas que arrancará a sua temporada.

Giuseppe Saronni salientou ainda que quer que a equipa esteja no seu melhor quando começar a 100ª edição da Volta a Itália. Apesar de estar registada como uma formação dos Emirados Árabes Unidos, a UAE Abu Dabhi terá o seu "quartel-general" em Itália. O país pode ter perdido a equipa que restava no World Tour, mas esta continua a ter muitos parceiros italianos. Começa com as bicicletas, com a Colnago a juntar-se em 2017 à equipa, a que se junta a Selle Italia, os pneus Vittoria e os capacetes Met. E claro, o conjunto continuará a contar com um forte contingente de ciclistas transalpinos.


Sem comentários:

Enviar um comentário