11 de dezembro de 2016

Ciclista estagiário da AG2R morre durante caminhada nos Alpes. Tinha 20 anos

(Fotografia: Twitter de Etienne Fabre)
Em Agosto, Etienne Fabre ficou mais perto de viver um sonho. Foi chamado pela AG2R para cumprir a restante temporada como estagiário, depois de evoluir no Chambéry CF durante ano meio, clube de formação da equipa francesa do World Tour. Era um promissor ciclista para as corridas de um dia, mas a sua carreira profissional nem chegou a começar. Uma caminhada no maciço de Bauges, nos Alpes, acabou em tragédia. Fabre sofreu uma queda que foi fatal. Tinha 20 anos. Um dos amigos que o acompanhava ficou gravemente ferido quando tentou ajudá-lo.

O acidente de sábado de manhã aconteceu cerca de um mês depois do pai de Etienne ter caído durante um passeio de bicicleta, tendo ficado tetraplégico. A última mensagem do jovem ciclista de Lyon nas redes sociais é precisamente sobre este assunto. Não só aproveitou para agradecer o apoio que recebeu, como realçou que "o ciclismo é um desporto magnífico, mas o perigo existe." "Sem o capacete, o meu pai não estaria mais neste mundo, meditem nisso...", acrescentou.

Etienne escreveu ainda sobre a realidade que nunca imaginou ter de viver, tendo agora um pai tetraplégico. O destino pregou-lhe uma partida e a vontade de o jovem em ajudar o pai a ter uma vida digna e o sonho de se tornar ciclista profissional terminou numa caminhada nos Alpes.

"Grande tristeza ao saber da morte de Etienne Fabre esta manhã. A equipa partilha a dor com a família e amigos", escreveu a AG2R no Twitter.



A rede social foi ainda utilizada por Romain Bardet, um dos líderes da equipa francesa, para deixar a sua mensagem: "Etienne, ciclista promissor, estudante determinado. Tristeza infinita por ver o seu destino quebrado. Homenagem." A morte do jovem foi um choque para o ciclismo francês e também Thibaut Pinot (da equipa francesa rival FDJ) deixou as suas condolências: "Todos os meus pensamentos estão com a família de Etienne."



Era conhecido por "Fabro" e começou no ciclismo aos 11 anos, então como forma de descontrair. Porém, no VC Rodez percebeu-se que Etienne tinha talento. Em 2013 venceu uma etapa no Troféu Centre Morbihan, ao serviço da selecção francesa e foi 11º na corrida de juniores do Paris-Roubaix. Etienne foi somando vitórias no Circuit des 4 Cantons, na Volta a Charolais e uma etapa no Tour des Cantons de Mareuil-Verteillac-Ribérac. No ano passado venceu o Cicuito Saône-et-Loire e voltou a estar em destaque no Paris-Roubaix, mas acabou por quebrar a 15 quilómetros do fim, não conseguindo disputar a vitória. A mítica clássica do pavé era uma das corridas preferidas de Etienne Fabre. Entre os seus sonhos estava ganhar uma etapa numa grande volta e ser campeão do mundo.

VC Rodez escreveu no Facebook estar de luto pela morte do seu antigo ciclista. A equipa Chambéry CF referiu no seu site que "a vida é injusta" e que "por vezes as palavras são impotentes para expressar a extensão da dor e tristeza". "Tinhas todo o teu futuro à tua frente. Nós vamos manter na nossa memória o teu sentido de organização, capacidade para antecipar os elementos para melhor os dominar. Não vamos esquecer também a tua fantástica eficiência a favor de uma ambição nunca satisfeita." O clube realçou ainda a generosidade e humildade de "Fabro".

Pierre Idjouadiene era amigo e colega de quarto de Etienne e deixou a sua mensagem numa nota enviada ao site Direct Velo. "Foste corajoso, Etienne, por viveres com tanta dignidade os últimos acontecimentos", disse Idjouadiene, referindo-se ao acidente do pai. Salientou ainda a forma como Etienne tomou conta da mãe e a coragem com que enfrentou as adversidades. "Tinhas um caminho definido e continuaste nele", afirmou, explicando como manteve os seus objectivos desportivos, mas sem deixar para trás os estudos.

»»Diego Suta: quando o sonho do ciclismo acaba de forma trágica««

Sem comentários:

Enviar um comentário