23 de junho de 2019

W52-FC Porto em suspenso, Vito-Feirense-PNB aliviada, Efapel desiludida

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
O Grande Prémio Abimota terminou com emoções bem diferentes para várias equipas. A queda e ida ao hospital de Raúl Alarcón acaba por ser um dos principais destaques, tendo em conta a proximidade da Volta a Portugal. Na Efapel lamenta-se a perda de uma corrida na última etapa, numa altura em que mudou de director desportivo. Já na Vito-Feirense-PNB há razões para festejar. Tem sido uma temporada difícil, mas as duas vitórias de etapa dão à equipa de Joaquim Andrade uma dose extra de confiança muito bem-vinda.

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
Mas há que começar por referir o vencedor da 40ª edição da corrida de quatro etapas. Chama-se Gotzon Martin, é um espanhol de 23 anos da equipa Fundação Euskadi, que está a dar passos para tentar recuperar o prestígio da famosa Euskaltel-Euskadi, com Mikel Landa a ser o rosto do projecto basco. Martin teve dificuldades em acreditar no que conseguiu fazer. Entrou na fuga e foi segundo na etapa - 174,5 quilómetros entre Anadia e Águeda - em que começou a 15 segundos da liderança, acabando com 53 de vantagem sobre um desiludido Antonio Angulo.

Para o ciclista da Efapel teria sido um triunfo com uma importância acrescida numa fase de mudança. Américo Silva rescindiu por mútuo acordo após do Grande Prémio Jornal de Notícias, com Rúben Pereira a assumir o cargo, ajudado por José Augusto Silva, que chegou à equipa a pensar também na Volta a Portugal. Angulo venceu a terceira etapa, mas a geral escapou novamente à Efapel, tal como na corrida do Jornal de Notícias e também os Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, ainda que nestes dois exemplos, não tenha chegado a liderar, mas ficou no pódio com Joni Brandão, muito perto de vencer.

A Efapel competiu apenas com cinco homens, o que não ajudou no controlo da corrida. Entre os ciclistas em estágio em altitude e Rafael Silva que competiu este domingo nos Jogos Europeus, Rúben Pereira apresentou-se com uma equipa reduzida e que está a adaptar-se a uma nova realidade, ainda que o agora director desportivo já fosse um homem da casa.

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
Pedro Andrade tornou-se numa das figuras da prova. Corredor de 19 anos, foi promovido esta temporada à equipa principal, depois de evoluir nos juniores. O jovem esteve em fuga com outro ciclista muito novo, João Barbosa (21 anos) e alcançou a sua primeira vitória de elite. Se para Pedro Andrade será um momento marcante na sua carreira, para a Vito-Feirense-PNB, o sucesso tem o condão para deixar a equipa mais tranquila. Os triunfos demoraram a chegar, mas João Matias - outro corredor que esteve nos Jogos Europeus, em Minsk - abriu a contagem na primeira etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, Oscar Pelegrí venceu a segunda no Abimota e Pedro Andrade aumentou agora a contagem.

Com a saída de Edgar Pinto para a W52-FC Porto, a Vito-Feirense-PNB teve de alterar a sua forma de enfrentar as corridas e nestas duas últimas provas ficou bem claro como irá encarar as Volta a Portugal. Matias será homem para os sprints, com as fugas a serem apostas fortes na luta por vitórias de etapas, pensando muito pouco numa classificação geral.

Também a W52-FC Porto poderá ter de mudar estratégia, pelo menos no que diz respeito ao líder para a Volta. Ainda é prematuro afastar Raúl Alarcón, com o espanhol à espera dos resultados dos exames para saber como será o seu futuro próximo. Alarcón caiu e foi transportado para o hospital. O vencedor das últimas duas edições da Volta a Portugal poderá ter em risco a tentativa de lutar pela terceira, o que poderá levar o director desportivo Nuno Ribeiro a ter de eleger um novo líder, numa equipa que conta com opções muito fortes para esse lugar.

Nesta fase da temporada, já se está muito em modo de aprimorar pormenores para a Volta a Portugal. Mas há equipas que não estão com vida fácil. A Rádio Popular-Boavista é uma delas. Luís Mendonça está suspenso à espera de resolver a situação do controlo adverso que teve. E no Abimota, uma intoxicação alimentar levou ao abandono da maioria dos atletas. Só João Salgado e João Benta terminaram, com este último a ser 10º, a 1:28 minutos de Gotzon Martin.

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
Quanto às restantes classificações do Abimota, a Vito-Feirense-PNB subiu mais uma vez ao pódio como a melhor equipa. O classificação da montanha foi para uma equipa de clube, a Fortunna-Maia, através de Patrick Videira. Angulo ficou com a camisola dos pontos e Jorge Magalhães (W52-FC Porto) foi o melhor jovem. Rafael Lourenço (UD Oliveirense-InOutBuild) ficou com a camisola das Autarquias e David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport) com a das Bolinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário