20 de junho de 2019

Volta a França perde mais um dos candidatos

(Fotografia: © Team Sunweb)
Não deu. A vontade era muita, mas o joelho não deixou e a Volta a França perde mais uma das suas principais figuras. Tom Dumoulin vai falhar a corrida, pois não conseguiu recuperar da lesão contraída ainda durante o Giro. O holandês tentou fazer o Critérium du Dauphiné, mas abandonou para se concentrar num estágio em altitude. Aí percebeu que estava na altura de repensar novamente uma temporada que está a ter muito pouco de bom.

Depois de Chris Froome (Ineos), é então a vez de outro dos ciclistas a terminar no pódio em 2018 a ficar de fora do Tour. Há um ano Dumoulin fechou em segundo e o britânico em terceiro. Geraint Thomas (Ineos), o vencedor, já assustou ao cair na Volta a Suíça e a ser forçado a deixar a corrida, contudo, está tudo bem com o galês. Aos dois corredores candidatos a vencer, poder-se-á juntar na lista de ausentes um dos principais sprinters, com Fernando Gaviria a estar em risco, devido igualmente a uma lesão no joelho que também o fez ir para casa mais cedo na Volta a Itália.

"O último mês foi extremamente difícil com os problemas na recuperação do joelho. Depois do que aconteceu no Giro, eu queria mesmo ir por tudo ao Tour, mas este semana percebi que não era realista lá estar dado o meu nível. Tentei tanto lá chegar, mas tenho mesmo de ouvir o meu corpo e libertar-me de perseguir um objectivo que não seria possível", afirmou um muito desiludido Tom Dumoulin.

O holandês colocou o Giro como principal objectivo, em vez da Volta a França. Caiu na quarta etapa e ainda tentou partir para a quinta, mas abandonou nos primeiros quilómetros, com o joelho a precisar claramente de tempo para sarar. Passou a concentrar todas as suas forças para o Tour. Esteve num processo de recuperação, tendo regressado aos poucos ao activo. O Critérium du Dauphiné iria servir de teste. Abandonou na sétima etapa, optando por ir para um estágio em altitude, onde ficou então claro que o joelho de Dumoulin precisa de muito mais tempo para recuperar a 100%.

"Ele tentou tudo, mas simplesmente não é possível. Confiámos no processo de descanso, recuperação e regresso gradual à competição, mas como qualquer recuperação houve problemas. O tempo não está do nosso lado", salientou Anko Boelens, médico da Sunweb. A decisão foi então deixar a Volta a França fora do calendário do holandês, para que se foque apenas em recuperar, pois será de calcular que a Volta a Espanha passe a ser o próximo grande objectivo, tal como os Mundiais, pelo menos na vertente de contra-relógio.

A lesão de Dumoulin é uma enorme desilusão para a Sunweb que também não irá contar com Sam Oomen. O jovem holandês só regressará em 2020, pois foi diagnosticado um problema de circulação na artéria ilíaca, na perna, problema idêntico ao que afectou Fabio Aru (UAE Team Emirates). Oomen vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica e a recuperação será feita a pensar que só voltará em força na próxima temporada. Este problema afectou o ciclista no Giro, que abandonou na 14ª etapa.

A Sunweb espera agora que Wilco Kelderman possa estar à altura da responsabilidade que terá de assumir. O holandês também sabe bem o que é ser perseguido por azares e este ano falhou o Giro após uma queda na Volta à Catalunha. Partiu a clavícula e uma vértebra. Foram dois meses e meio sem competir, com a Volta à Suíça, que está a realizar-se a marcar o regresso de Kelderman. Aos 28 anos é um ciclista de quem se continua a esperar bem mais do que tem feito, principalmente desde o quarto lugar na Vuelta em 2017. Os azares podem persegui-lo, mas chegou o momento de agarrar uma oportunidade que não estava prevista acontecer tão cedo na Volta a França.

Kelderman para a geral e Michael Matthews para os sprints e camisola verde. Estas deverão ser as principais apostas da Sunweb. O australiano poderá não contar com a concorrência de Gaviria (UAE Team Emirates). O vencedor de duas etapas em 2018, na sua estreia, ainda não está recuperado da lesão no joelho e as possibilidades de ir ao Tour estão agora em 50/50.

A Volta a França aproxima-se, com Bruxelas, na Bélgica, à espera do pelotão para o arranque a 6 de Julho.


Sem comentários:

Enviar um comentário