28 de junho de 2019

Favoritismo confirmado no primeiro dia dos Nacionais

Não houve surpresas no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais. Os favoritos confirmaram esse estatuto e saem de Melgaço como os campeões de contra-relógio. Para Daniela Reis já é habitual estar com camisola das quinas. E já lá vão cinco títulos nesta especialidade! José Gonçalves foi tirar a camisola ao irmão e volta a ser campeão de contra-relógio, com o primeiro título a ter sido ganho no longínquo 2012. Nos sub-23 masculinos, João Almeida alcançou a vitória que muito ambicionava.

Domingos Gonçalves havia ganho o contra-relógio nos dois anos anteriores. Desta feita, foi ele a ficar no segundo posto, a 21 segundos do irmão gémeo. "Todos querem ser campeão nacional. O ano passado foi ele, eu fui segundo... Tendo em conta o decorrer da época, eu cheguei com melhor preparação. Hoje fui mais forte", salientou José Gonçalves, que se referiu ao facto de Domingos estar algo azarado neste regresso à Caja Rural. Voltou à competição no início do mês depois de uma grave lesão após queda na Volta ao País Basco.

José apontou um pico de forma para esta fase da temporada, a pensar na Volta a França. E nada melhor que conquistar um título nacional para celebrar a sua primeira convocatória para a corrida francesa. "Tentei fazer a melhor preparação possível para ir ao Tour e hoje saiu a confirmação. Mostrei que estou bem", afirmou. O ciclista de Barcelos estará acompanhado por Ilnur Zakarin, Alex Dowsett, Jens Debusschere, Marco Haller, Nils Politt, Mads Würtz Schmidt e Rick Zabel.

De referir que para a Katusha-Alpecin é o segundo título de contra-relógio em dois dias, depois de Alex Dowsett ter ganho pela sexta vez na Grã-Bretanha. José Gonçalves cumpriu os 32,3 quilómetros em 42:46 minutos. António Carvalho (W52-FC Porto) foi terceiro, a 1:03 minutos (classificação completa neste link, via ProCyclingStats).

João Almeida também havia sido segundo classificado nos Nacionais de Belmonte, em 2018. Então foi batido por Ivo Oliveira, que já não é sub-23. O ciclista da Hagens Berman Axeon era o grande favorito e deixou Jorge Magalhães (W52-FC Porto) a 58 segundos nos 24,6 quilómetros do exigente percurso. No entanto, houve algumas dúvidas sobre o resultado de João Almeida. Contornou o pino errado (faltava um) e falou-se de desclassificação ou de sanção a nível de tempo. Nem uma nem outra e o tempo oficial foi de 32:37 minutos. Guilherme Mota (UD Oliveirense-InOutBuild) fechou o pódio, a 1:53 do vencedor (classificações completas, via ProCyclingStats).

"Foi um contra-relógio muito duro. A meio já me doíam as pernas!", confessou João Almeida, que espera que a vitória em Melgaço possa virar a página numa época não tão profícua como a de 2018.

Quanto a Daniela Reis, a distância para as adversárias diz tudo: 3:41 minutos para Liliana Jesus e 3:48 para Melissa Maia, ambas do CE Gonçalves/Azeitonense. "Foi um contra-relógio muito duro para o que costumamos fazer, mesmo no circuito internacional. A primeira fase era acessível, mas a partir dos 14 quilómetros tornava-se muito exigente. Senti-me muito bem. Encontrei o meu ritmo logo na fase inicial, embora fizesse essa parte a gerir as forças, porque sabia das dificuldades que encontraria mais à frente. Sabia que estava bem preparada e cumpri o objectivo de revalidar o título", afirmou.

A ciclista portuguesa da Doltcini-Van Eyck Sport fez os 24,6 quilómetros em 39:41 minutos. e esta poderá ter sido apenas a primeira subida ao pódio. Aliás, dos três vencedores. São também favoritos para as provas de fundo, com Daniela Reis a mostrar a diferença por estar a competir ao mais alto nível do ciclismo (classificações completas, via ProCyclingStats).

Não há tempo para muito descanso. Este sábado a elite feminina e o escalão de juniores juntam-se na corrida, ainda que com distâncias diferentes: 86,6 e 66,1 quilómetros. A prova arranca às 10 horas. Também ser irão decidir os títulos de cadetes e masters (43,5 quilómetros).


Quanto aos sub-23 serão 143,2 quilómetros e não haverá vida fácil para ninguém, com Melgaço a ter um percurso com poucos metros que se possam considerar planos (perfil de baixo). A prova de elite realiza-se domingo, com 197 quilómetros à espera do pelotão (11 horas).



»»Percursos exigentes para decidir os campeões nacionais««

»»Finalmente a merecida medalha««

Sem comentários:

Enviar um comentário