8 de junho de 2019

Van der Poel abdica do BTT para ir aos Mundiais de Yorkshire

(Fotografia: Facebook Corendon-Circus)
O chamamento foi demasiado forte. O percurso dos Mundiais de Yorkshire é simplesmente demasiado perfeito para Mathieu Van der Poel resistir e o holandês decidiu abdicar de lutar pelo título no BTT para ir tentar o de estrada. O seleccionador não escondeu como queria contar com a mais recente super estrela do ciclismo, mas o talento de Van der Poel é tal, em todas as vertentes, que lhe é dado todo o poder de decisão. A estrada vai mesmo regressar ao seu calendário em 2019 com o objectivo de juntar mais um título de campeão do mundo ao seu impressionante currículo, para já com destaque no ciclocrosse, mas a ganhar forma em terrenos mais alcatroados. Vai, sem dúvida, partir como um dos favoritos a conquistar o que poderá ser a sua primeira camisola arco-íris de elite na estrada.

"Não posso negar que o percurso de Yorkshire assenta-me bem e é por isso que estou a optar pelos Mundiais de estrada este ano", salientou Van der Poel, ao ser anunciada a sua presença pela federação de ciclismo da Holanda. Porém, o ciclista lamentou ter de falhar os Mundiais de BTT, mas salientou que tinha de fazer uma escolha. "Eu quero absolutamente estar presente no evento teste para Tóquio. Os Jogos Olímpicos de 2020 continuam a ser  o meu grande objectivo", disse. O holandês quer competir na vertente de BTT nos Jogos, pelo que participará no evento teste no início de Outubro, antes de se dedicar à temporada de ciclocrosse.

Tentar conjugar as três vertentes não é fácil, mas Van der Poel, da Corendon-Circus, quer tentar. Vai falhar o início da época de ciclocrosse, mas já em 2018 não esteve presente nas primeiras corridas, o que não o impediu de estar em forma para ganhar praticamente todas as provas em que participou.

Para preparar os Mundiais de Yorkshire - a corrida de fundo de elite será a 29 de Setembro - Van der Poel vai para já conciliar o BTT com a estrada e Agosto poderá marcar o seu regresso a esta última vertente, na Artic Race, na Noruega, de 15 a 18 daquele mês. Há um ano ganhou duas etapas na corrida norueguesa. De 8 a 15 de Setembro deverá estar na Volta à Grã-Bretanha.

Há cerca de um mês, o seleccionador Koos Moerenhout tinha iniciado uma tentativa pública de convencer Van der Poel, considerando que o percurso de Yorkshire é perfeito para o ciclista de 24 anos e que esta temporada tomou de assalto a fase das clássicas. Realizou exibições espectaculares e conquistou vitórias memoráveis, como a na Amstel Gold Race. "Estou feliz por podermos incluir o Mathieu na selecção holandesa para Yorkshire. Estou convencido que teremos uma equipa forte e com o Van der Poel a força da equipa só aumentará", afirmou Moerenhout.

A confirmação de Van der Poel surge dias depois do seu rival no ciclocrosse, o belga Wout van Aert, ter renunciado aos Mundiais de Yorkshire. O ciclista da Jumbo-Visma prefere dedicar-se ao ciclocrosse, pois considera que ir aos Mundiais de estrada e tendo em conta o que considera ser um período necessário de descanso e preparação, levaria a que só estivesse de regresso ao ciclocrosse em plena forma em Dezembro.

O percurso de Yorkshire, de 284,5 quilómetros, é "acidentado" a pedir uma corrida com ataques e contra-ataques, mesmo ao jeito de Van der Poel.




Sem comentários:

Enviar um comentário