28 de junho de 2019

"Gostava ainda de fazer grandes corridas"

Quando se diz que o segundo lugar sabe a triunfo, não se está a falar de uma vitória moral, mas sim de uma verdadeira conquista. Para Liliana Jesus, a medalha de prata nos Nacionais de contra-relógio tem uma sensação a ouro, tendo em conta que à sua frente está a melhor ciclista nacional, do nível World Tour. As diferenças entre ambas são, naturalmente, muitas, mas há algo que têm em comum: a ambição.

Liliana Jesus não pode despender o mesmo tempo de dedicação ao ciclismo que a adversária. Enquanto Daniela Reis está numa equipa do World Tour - a Doltcini-Van Eyck Sport - e pode dedicar-se mais aos treinos, além de competir em algumas das melhores corridas do mundo, Liliana divide o seu tempo entre a enfermagem e o ciclismo. Trabalha no Centro Hospitalar de Setúbal e nem sempre é fácil conciliar o emprego e a paixão pela bicicleta. O que falta para se aproximar mais do nível de Daniela Reis? "Falta-me um pouco mais de qualidade de vida. No sentido de tranquilidade, de ter os treinos mais concentrados, mais descanso após os treinos. É a profissão dela e ela está de parabéns por aquilo que tem conseguido alcançar até agora."


Liliana Jesus, Daniela Reis e Melissa Maia, o pódio feminino
nos Nacionais de 2019 em Melgaço
E acrescentou: "Eu sou enfermeira. É muito complicado, principalmente porque uma das coisas em que eu sofro muito é depois de fazer o turno da noite. Mas, não há nada como uma boa gestão de tempo e fazer as coisas com gosto e com paixão. É meio caminho andando." Com o apoio dos colegas no trabalho, sonha voar mais alto, pois se há algo que não vê como impeditivo é a idade. Tem 35 anos, mas garante que sente que tem capacidade para tentar concretizar um desejo: "Gostava ainda fazer grandes corridas." É realista sabendo que pode sentir-se bem, mas a idade pode ser um entrave para dar o salto para uma equipa estrangeira. Porém, não vai desistir. "Só com trabalho e muita dedicação poderá acontecer. Mas vamos passo a passo. Um de cada vez e bem seguro, para não cair", realçou ao Volta ao Ciclismo.


"Já cometi erros e noto que agora estou mais sapiente no controlo de tudo. A cabeça também amadureceu um pouco"

Começou de forma mais séria na modalidade apenas em 2015, apesar de algumas participações em corridas em anos anteriores. Não hesita em dizer que da primeira vez que andou numa bicicleta de estrada foi "amor à primeira pedalada". Tem sido um processo de evolução, contudo, apesar de ser enfermeira, não significa que seja uma ajuda maior para saber como desenvolver as suas capacidades físicas. "Apesar de ser enfermeira, tenho aprendido mais sobre o meu corpo enquanto atleta. A perceber as sensações, o que é que ele quer, o que não quer e ir adequando ao longo do dia. Já cometi erros e noto que agora estou mais sapiente no controlo de tudo. A cabeça também amadureceu um pouco. Comecei tarde no ciclismo, pelo que tem sido tudo uma aprendizagem", explicou.


Excelente primeiro dia de Nacionais para o CE Gonçalves/Azeitonense
com medalha de prata para Liliana Jesus e bronze para Melissa Maia
Foi a segunda vez que subiu ao pódio, contando agora com um bronze e uma prata. Este sábado irá partir, às 10 horas, para 86,6 quilómetros da corrida feminina de fundo em Melgaço, sempre com ambição alta, mas o percurso será bem complicado. "Vamos ver... A subida final é uma rampa bastante jeitosa. Vai depender muito do que as outras adversárias fizerem em corrida. O contra-relógio já está em cima das pernas", alertou.

Define-se como "uma ciclista versátil", não se considerando uma trepadora e muito menos uma sprinter. "Defendo-me bem nas subidas constantes, não muito inclinadas e tenho uma boa capacidade de resistência", disse.

Quanto ao contra-relógio desta sexta-feira, gerir o esforço e conhecer o percurso foram factores determinantes. "O percurso [de 24,6 quilómetros] era muito rectilíneo. Tinha a dureza da subida, mas era um percurso que era preciso saber gerir muito bem toda a prova até ao momento da subida, que iria exigir a maior força da nossa parte. Soube controlar-me bem até esse momento. Fiz um bom trabalho de casa, tanto a reconhecer, como a visualizar o percurso nos dias prévios ao campeonato. Correu bem. Estava com fé", analisou.

Foram 3:41 minutos de diferença para Daniela Reis (26 anos), que diz tudo sobre a qualidade da campeã nacional da especialidade pela quinta vez. "O segundo lugar para mim é um excelente resultado. A Daniela era a favorita e atendendo a performance dela, era a candidata mais apostada para vencer. Sonhei com o pódio, que era possível e consegui", afirmou uma muito satisfeita Liliana Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário