17 de junho de 2019

Ivo Oliveira está a recuperar de uma grave lesão

(Fotografia: © UAE Team Emirates)
Há mais de dois meses que Ivo Oliveira não aparecia nos eleitos para nenhuma das corridas da UAE Team Emirates. O próprio ciclista quebrou o silêncio para explicar a sua situação, com uma grave lesão a afastá-lo por completo da bicicleta, tendo recentemente começado a treinar, mas apenas nos rolos e ainda com um colar cervical. Este é o primeiro ano do ciclista de Gaia no World Tour, mas o azar voltou a bater à porta.

Desde 10 de Abril, depois de ter participado na clássica alemã Scheldeprijs, que Ivo Oliveira estava "desaparecido". O corredor explicou no Facebook o que aconteceu: "Enquanto treinava para a Volta a Romandia que ia fazer no mês de Abril, tive uma queda um pouco grave perto de casa. Além de várias escoriações na cara, um corte na orelha direita onde tive que levar alguns pontos, o mais grave foi mesmo fractura no côndilo occipital esquerdo, um osso na base do crânio. Desde aí que tenho usado um colar cervical para me ajudar na consolidação da fractura."

O ciclista, de 22 anos, acrescentou que esteve "praticamente dois meses parado" e que agora começou aos poucos a pedalar nos rolos. "Já ajuda bastante a matar o vício da bicicleta", admitiu. Ainda não sabe quando poderá voltar a competir, pelo que nos tempos mais próximos estará concentrado em recuperar. Ivo Oliveira partilhou algumas fotografias, como se pode ver em baixo.



Esta é uma lesão grave e não muito comum, resultante normalmente de traumas de energia elevada, como acidentes de viação, por exemplo. Não é de fácil diagnóstico, com a radiografia a não ser normalmente suficiente, sendo necessária uma tomografia computorizada. A recuperação é longa.

Não é a primeira vez que Ivo sofre uma lesão que prejudica a sua temporada. Há dois anos fez duas fracturas no braço direito, mas claro que a actual é muito mais grave e preocupante. Fica assim adiada a sua afirmação ao mais alto nível, mas a UAE Team Emirates sabe que contratou um ciclista muito talentoso, tanto na estrada, como na pista, em que já é um dos melhores do mundo, a par do irmão gémeo Rui, que está a realizar uma boa época de estreia na equipa do Médio Oriente.

Ambos são companheiros de equipa de Rui Costa, que este ano também já apanhou um grande susto, ao chocar contra um camião durante um treino, em Braga (mais informação no link em baixo).

»»Rui Costa está bem após acidente e a pensar no próximo objectivo««

»»Revelados mais pormenores das fracturas de Froome. Poderá recuperar em seis meses««

Sem comentários:

Enviar um comentário