7 de junho de 2019

"A Torre por si só 'mata' muitos atletas no pensamento"

Rui Sousa na segunda vitória na Torre, em 2014
(Fotografia: © Podium)
A carreira de Rui Sousa já deu mesmo um livro. São muitos os momentos marcantes e a Torre está entre eles. Venceu por duas vezes no ponto mais alto de Portugal Continental e não hesita em afirmar como a Volta com uma etapa a terminar na Torre é completamente diferente de quando "apenas" por lá se passa.

Quatro anos depois a mítica chegada está de regresso ao percurso e o antigo ciclista recordou a importância que a subida teve nas suas Voltas a Portugal e do que é preciso para a conquistar.

"Volta com Torre é outra Volta. Para mim sempre foi a etapa rainha. É a montanha por excelência do país, não só pela quilometragem, mas também pela altitude. É a subida mais temida pelo pelotão", salientou ao Volta ao Ciclismo. Rui Sousa ficou feliz por ver como vai acabar a quarta etapa, que terá 145 quilómetros, que começarão na Pampilhosa da Serra. Até à subida final, haverá uma segunda categoria, duas terceiras e uma quarta. Pouco antes da passagem pela Covilhã, o pelotão já estará a subir, passando pela zona muito complicada das Penhas da Saúde, antes de atacar a Torre. Ou seja, serão cerca de 24 quilómetros a subir, com uma pendente média de 6,3%. Porém, isto acontece porque há pequenas zonas de "descanso", inclusivamente uma ligeira descida, pois os ciclistas irão enfrentar durante vários quilómetros pendentes entre os seis e os 11%.


"A Torre por si só 'mata' muitos atletas no pensamento. Quando se entra na Torre já com 150 ou 160 quilómetros e começamos a pensar naquele percurso até ao alto... É temeroso para muitos", realçou. Para Rui Sousa é na mente que reside o maior segredo para se vencer na Serra da Estrela: "Primeiro tem de ser um ciclista talhado, que suba minimamente bem e depois, sobretudo, é a parte psicológica que é fundamental."

O antigo ciclista, de 42 anos, considera que era precisamente na parte mental que conseguia fazer a diferença, sentido-se sempre forte quando a subida começava. Ajudava, naturalmente, que fizesse da Torre o seu local de eleição de preparação: "Estagiei lá 20 anos na carreira a preparar a Volta. Escolhi sempre a Torre. Conheço quase tão bem como a minha terra."

E foi o momento de "regressar" a 2014, à sua segunda conquista, seis anos depois da primeira. "A oito quilómetros do alto, conseguir aquela vantagem, sentir aquela emoção toda até ao alto, sentir que ia vencer... É um sentimento que jamais consigo! Para mim é um misto de emoções tão grande que não consigo mesmo descrever", confessou. "A Torre marcou muito a minha carreira. Nunca venci uma Volta, mas fiz cinco pódios e foram todos conseguidos na etapa da Torre ou com a etapa da Torre, que era o dia em que eu conseguia dar a volta à Volta para ficar nos primeiros lugares", acrescentou.

"A Torre faz diferenças e quem quer ganhar a Volta tem de aproveitar estes momentos importantes para se destacar"

Rui Sousa, na Rádio Popular, foi o penúltimo a inscrever o seu nome como vencedor no ponto mais alto de Portugal Continental, a 1993 metros de altitude. O último foi o espanhol Delio Fernández (W52-OFM Quinta da Lixa), em 2015. Desde então que se passava, mas a etapa terminava noutro local. No ano passado, nem isso aconteceu, pois a subida foi anulada devido ao intenso calor.


Para o português, que se retirou há quase dois anos, a nível competitivo é muito diferente encarar uma etapa da Torre que passa por lá, ou que acaba lá: "Há uma preparação daquilo que é uma etapa a passar na Torre, a forma de atacar, todo o desenvolvimento, do que é uma etapa a acabar na Torre. As diferenças são sempre mais significativas. Não tem nada a ver."

Considera igualmente que apesar da subida surgir na primeira metade da corrida, não tirará emoção, nem irá ser enfrentada com o pensamento que há ainda muita Volta a Portugal pela frente: "A Torre faz diferenças e quem quer ganhar a Volta tem de aproveitar estes momentos importantes para se destacar."

Rui Sousa salientou ainda como a Volta a Portugal terá assim as suas duas subidas míticas, com a Senhora da Graça a estar novamente à espera do pelotão no penúltimo dia, antes do contra-relógio final. "É um percurso difícil. Há ligações de etapa que, teoricamente, serão mais fáceis, mas serão percursos sinuosos, em zonas muito quentes. A Volta tem essa particularidade, de ser numa altura com temperaturas elevadíssimas. Será uma corrida muito difícil. Acho que temos os ingredientes para assistirmos a uma grande Volta", analisou.

Contudo, apesar das muitas dificuldades, Rui Sousa é da opinião que o bloco da W52-FC Porto continuará a ser o mais forte. "Quando há uma equipa que tem esta supremacia, com vários atletas que podem vencer, pode jogar a Volta de uma forma muito diferente. Dificilmente poderemos ver uma situação diferente. O bloco é tão forte que poderá haver dificuldades para perceber quem vai vencer. Não tiro o valor a atletas de outras equipas, que podem ganhar [a Volta]. Mas o bloco da W52-FC Porto é muito forte", referiu.

A Volta a Portugal realiza-se entre 31 de Julho (Viseu) e 11 de Agosto (Porto). A etapa da Torre está agendada para dia 4 de Agosto, num domingo e Rui Sousa mais uma vez não tem dúvidas quanto à importância desta etapa mesmo para quem estará a assistir: "Com o regresso da Torre, a Volta terá outro encanto para os adeptos."




Sem comentários:

Enviar um comentário