8 de janeiro de 2018

Organização lamenta, mas Coquard está mesmo fora do Tour... e do Paris-Nice

Em 2017 Coquard ficou de fora do Tour por decisão da equipa,
este ano mudou para uma nova que não recebeu um convite
(Fotografia: Jérémy-Günther-Heinz Jähnick/Wikimedia Commons)
Bryan Coquard começa o ano com duas desilusões e ainda nem começou a competir. A sua nova equipa, a Vital Concept, não recebeu um convite para a Volta a França, mas uma das outras corridas em que o sprinter queria estar presente também está fora de questão: o Paris-Nice. A ASO anunciou quem preenche as vagas de três das competições por etapas que organiza em França e a Vital Concept irá estar apenas no Critérium du Dauphiné. "Apenas" numa perspectiva que a equipa criada para 2018 tinha as ambições bem altas, mas há que salientar que o Dauphiné é uma corridas mais importantes do calendário, sendo vista como o teste final antes da Volta a França. Ou seja, quase todas as grandes figuras têm por hábito estarem presentes.

O desabafo de Coquard no Twitter diz tudo: "Sem convite mesmo sem ter tido tempo de colocar um dorsal. Muito desiludido." O sprinter francês só irá estrear-se na Sharjah Tour, no Dubai, entre 24 e 27 de Janeiro e tinha apelado à organização da Volta a França para adiar o anúncio dos convites umas semanas, para que assim a Vital Concept pudesse demonstrar que merecia ser uma das eleitas. Porém, confirmou-se o que já era esperado e os convites foram já atribuídos, para que as equipas possam preparar as temporadas a saber o que lhes espera, como havia alertado Thierry Gouvenou, director do percurso do Tour.

E não houve surpresas na atribuição dos convites: as formações francesas Cofidis, Direct Energie, Fortuneo-Samsic e a belga Wanty-Groupe Gobert foram as escolhidas. As mesmas de 2017. Christian Prudhomme, director do Tour e da empresa que o organiza, Amaury Sport Organisation (ASO), lamenta que Bryan Coquard fique de fora, tal como aconteceu no ano passado. A história foi então diferente, com o sprinter a ser excluído das escolhas da Direct Energie depois de ter anunciado que não iria renovar o contrato. Prudhomme acrescentou que este ano a escolha foi mais difícil por haver cinco candidatas a quatro lugares. Tal também significa que a Delko Marseille Provence KTM está longe de entrar nestas contas, mas como é uma equipa francesa Profissional Continental, recebeu um convite para o Paris-Nice, corrida que até Coquard queria, mas também não estará presente.

"Temos as duas primeiras equipas da segunda divisão: Wanty-Groupe Gobert e Cofidis [primeira e segunda do ranking europeu em 2017]. Temos atenção a esses rankings, como em qualquer modalidade. Também queríamos dar uma outra oportunidade a Nacer Bouhanni [Cofidis], que já ganhou etapas na Vuelta, no Giro, no Dauphiné e no Paris-Nice, mas nunca no Tour. A Cofidis está ciente que precisa de um ímpeto novo e, por isso, é que Cédric Vasseur é o novo director", salientou Christian Prudhomme à AFP, citado pelo Cycling News.

O responsável recordou que é um defensor de um "sistema aberto", isto é, de promoções e despromoções. Como ainda não está implementado, Prudhomme referiu que tenta dar oportunidade às melhores equipas do escalão Profissional Continental, o que além da Cofidis, justifica a chamada da Wanty-Groupe Gobert, que em 2017 deixou o director do Tour satisfeito com as exibições de ciclistas que nunca tinham competido na Volta a França.

"A atracção regional também existe para a Fortuneo-Samsic. Será a primeira vez em dez anos que iremos visitar a Bretanha [base da estrutura]. Claro que a maior força da equipa é o seu novo líder, Warren Barguil. É um super lutador que traz uma lufada de ar fresco." disse.

Ficam agora a faltar os convites para o Giro e Vuelta, mas o percurso da grande volta espanhola só será apresentado no sábado. CCC Sprandi Polkowice, Caja Rural, Aqua Blue Sport e Gazprom-Rusvelo são equipas que esperam poder estar novamente em pelo menos numa das corridas. A Androni Giocattoli-Sidermec e a Nippo-Vini Fantini não querem ficar outra vez de fora do Giro, enquanto em Espanha, as recém-chegadas ao escalão Profissional Continental, Burgos-BH e Euskadi Basque Country-Murias, tentarão estar na "sua" grande volta.


Sem comentários:

Enviar um comentário