12 de janeiro de 2018

Aru apresentou nova camisola de campeão mas os 'tifosi' não vêem grandes diferenças

A primeira versão, na imagem, não agradou aos tifosi
(Fotografia: Facebook UAE Team Emirates)
Depois da polémica quando Fabio Aru apareceu pela primeira vez vestido com o equipamento da sua nova equipa - os tifosi não gostaram nada da UAE Team Emirates ter dado pouco destaque à bandeira italiana, que simboliza o campeão nacional -, o ciclista apresentou a segunda e versão final. Na Astana a camisola era completamente tricolor, a primeira versão na equipa de Abu Dhabi foi recebida com choque pela bandeira ser discreta, a segunda gerou algumas dúvidas. Há diferenças, mas não tão distintas que suscitassem elogios. Há mesmo quem questione quais são as mudanças, nos "debates" que vão surgindo nas redes sociais.


"Gosto da camisola e estou honrado por poder vesti-la nos próximos meses. A tricolore é muito mais clara. É uma camisola especial", afirmou Fabio Aru à Gazzetta dello Sport. A UAE Team Emirates não seguiu o exemplo da Astana, mas a bandeira está agora maior, em destaque, com o nome da equipa mais pequeno, ainda que sem perder visibilidade. As mangas também têm as cores italianas. Aru apenas apareceu com a camisola num evento em Milão relacionado com as bicicletas Colnago que a equipa utiliza, mas depois da polémica inicial, foi dito pelo director da formação, Giuseppe Saronni, que também as meias teriam a bandeira. Na imagem ao lado, à esquerda está a camisola que Aru vestiu na Astana e à direita a primeira versão da UAE Team Emirates. Em baixo, a versão final. (O texto continua depois do twit.)


Independentemente do gosto pela nova camisola de Aru, é esta segunda versão que veio para ficar, pelo que as atenções centram-se completamente na questão: Giro ou Tour? Apesar do italiano ter deixado indicações, ainda no ano passado, que era a "sua" grande volta que gostaria de fazer, Saronni veio depois dizer que a equipa poderia pensar em jogar as suas três contratações na Volta a França, ou seja, Daniel Martin, Alexander Kristoff e Aru. Kristoff é para os sprints, Martin disse não à Sky porque quer tentar lutar pela geral no Tour, como o confirmou há poucos dias.

Depois de uma estreia na Volta a França, em 2016, muito pouco convincente para quem tinha vencido a Vuelta um ano antes, Aru regressou em 2017, após o seu principal objectivo ter ficado fora de questão devido a uma queda. Viu o Giro100 de fora, mas em França apareceu em grande, vencendo uma etapa e vestindo mais tarde a camisola amarela, antes de Chris Froome a reclamar definitivamente. Porém, aos 27 anos, é ganhar o Giro que parece ser o principal sonho, de momento, para Fabio Aru, que em 2015 bem tentou contrariar um super Alberto Contador, que aguentou os ataques do italiano e do então companheiro de Aru, Mikel Landa.

Apesar da contratação de Daniel Martin, Fabio Aru acaba por ser a figura mais mediática. É ele quem estará na Volta a Abu Dhabi, corrida em casa da UAE Team Emirates, que Rui Costa ganhou no ano passado. O português estará com o italiano na competição, enquanto Martin escolheu a Volta ao Algarve para preparar o seu primeiro grande objectivo: a semana das Ardenas, antes de se concentrar exclusivamente no Tour.

A dobradinha Giro/Tour não é, aparentemente, opção, pois Aru quer ir à Vuelta para preparar os Mundiais. Ganhar a camisola do arco-íris em Innsbruck faz parte do plano da temporada. No evento em Milão, nem Fabio Aru, nem Giuseppe Saronni quiseram acabar com o suspense, ainda que em Itália, muito se tem escrito que é o Giro que contará com Aru. É natural que o desejo seja grande para os tifosi, que já sabem que a outra grande figura, Vincenzo Nibali, apostará na Volta a França.



Sem comentários:

Enviar um comentário