(Fotografia: Facebook Team Sky) |
Bicicletas e vestuário são normalmente as novidades que recebem mais atenção aquando da apresentação das novas versões a cada temporada. Porém, numa modalidade em que falar em ganhos marginais se tornou num hábito muito graças à Sky, faz com que cada vez que a equipa britânica mostra algo novo, se classifique como a mais recente "descoberta" para prolongar o reinado da formação como das mais fortes e inovadoras no ciclismo. Os equipamentos de contra-relógio utilizados no Tour foram um dos tais ganhos marginais sobre o qual muito se escreveu e se falou em 2017. Foram polémicos e houve quem considerasse que não estavam dentro do regulamento. A mais recente inovação são os capacetes, mas sobre estes ninguém levantou problemas, apenas se gerou muita curiosidade quando foram vistos a serem utilizados pelos homens da Sky na Austrália. E parece que há razões para se querer saber mais.
A Kask tornou o capacete mais leve, mais aerodinâmico e diz que permite os ciclistas poupar seis watts quando atingem velocidades a rondar os 50 quilómetros por hora. Cá estão eles, os ganhos marginais! Apelidaram-no de Utopia, mas segundo a marca italiana não é utópico ter um capacete mais "fechado" e evitar que isso seja sinónimo de mais calor para os ciclistas. Nos últimos anos temos visto no pelotão alguns corredores, muitas vezes sprinters, com capacetes quase sem as entradas de ar. Dependendo da etapa ou prova de um dia, os ciclistas por vezes optavam pelo modelo mais tradicional precisamente devido à falta de ventilação. O Utopia tem seis aberturas que permitem a circulação de ar, tornando-o a escolha para qualquer tipo de dia na bicicleta que os ciclistas tenham pela frente.
(Imagem: Kask) |
Quanto ao peso, a Kask descreve o capacete como "super leve". São 235 gramas no tamanho médio, ou seja, menos 40 do que alguns dos modelos mais populares utilizados por outras equipas do World Tour. "Relativamente à aerodinâmica, há pouco que seja mais importante do que o capacete, mas não é só sobre a aerodinâmica. A segurança dos nossos ciclistas é a nossa prioridade e a Kask partilha essa filosofia. Além disso, os nossos ciclistas precisam de conforto, ventilação, controlo de temperatura e estilo, para que tudo contribua para uma performance optimizada", salientou Carsten Jeppesen, responsável pelo departamento técnico e comercial da Sky.
O marketing já está em funcionamento. Ter uma parceria com a Sky é por si só uma forma fortíssima de marketing, mas claro que é preciso vender o capacete e, por isso, o Utopia tem o slogan de "o mais rápido capacete de estrada de sempre". Porém, só estará à venda daqui a uns meses, pelo que ainda se desconhece o preço.
Sem comentários:
Enviar um comentário