19 de janeiro de 2018

Ivo Oliveira e mais um pouco de história

(Fotografia: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
É impossível não perguntar até onde poderão ir os gémeos Oliveira? Mas quase não há tempo para fazer grandes previsões, pois os dois ciclistas insistem em ir escrevendo a bom ritmo uma história inédita no ciclismo de pista nacional. Já conquistaram muito desde as categorias jovens e agora na elite vão confirmando todo o seu potencial. Depois de conquistarem medalhas nos Europeus, Ivo deu a primeira Taça do Mundo a Portugal. Foi na corrida por pontos que o ciclista alcançou o feito, depois do terceiro lugar na última prova pontuável para a competição.

"Era a medalha que me faltava. Já tinha subido ao pódio em provas internacionais C1 e C2, em Europeus e em Mundiais. Faltava-me uma medalha na Taça do Mundo e surgiu hoje, numa corrida muito difícil. Teve ainda o sabor especial de garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo e a vitória na geral da Taça do Mundo", afirmou Ivo Oliveira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Os gémeos estão em Minsk, na Bielorrússia, e como foi destacado por Ivo, com o resultado que alcançou está garantido o lugar na corrida por pontos nos Mundiais, marcado para Alpeldoorn, na Holanda (de 28 de Fevereiro a 4 de Março).

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Na corrida desta sexta-feira, Ivo Oliveira somou 41 pontos, ficando atrás do holandês Jan Willem van Schip (75 pontos) e de Lok Cheung King, de Hong Kong (50). O ciclista de Gaia fechou a Taça do Mundo com 775 pontos, mais 50 do que o grego Christos Volikakis e mais 135 do que Lok Cheung King. “Foi uma corrida muito exigente, na qual o Ivo cumpriu a estratégia que tínhamos delineado. Fizemos a corrida com a qualificação para o Mundial sempre em mente, até porque o corredor de Hong Kong era um adversário perigoso em termos de ranking. A conquista da Taça do Mundo veio por acréscimo", explicou o seleccionador Gabriel Mendes.

Não haverá tempo para muitos festejos, pois Ivo Oliveira estará de regresso à acção logo na manhã de sábado, numa outra especialidade sua: a perseguição individual. E até pode ganhar a sua segunda Taça do Mundo. Estamos perante o campeão Europeu de sub-23 e o vice-campeão em elite. Está, inevitavelmente, entre os favoritos, ainda mais porque é o que ocupa a melhor posição no ranking entre os que estão em Minsk. Porém, Ivo deixou um alerta: "Nos treinos desta semana, consegui tempos muito bons. Se não tivesse o desgaste da corrida por pontos de hoje, partiria amanhã com a convicção de que discutiria as finais. Mas com o esforço de hoje e o pouco tempo de recuperação, apenas posso prometer dar o meu melhor."

A qualificação decorre logo de manhã e se Ivo Oliveira ficar entre os quatro primeiros, irá discutir as finais na parte da tarde, por volta das 14:00 (hora portuguesa). A etapa de Minsk é a única da Taça do Mundo que inclui a disciplina de perseguição individual, pelo que ganhar na Bielorrússia significa conquistar a competição.

A competição termina no domingo, pelo que Ivo e Rui não estarão presentes nos Nacionais que decorrem este fim-de-semana no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Em disputa estarão 31 títulos, com as provas a realizarem-se entre 10:00 e as 13:00 e as 15:30 e as 21:00 de sábado e no domingo entre as 9:30 e as 15:00. A entrada é gratuita.

De recordar que Ivo e Rui Oliveira representam a equipa americana Hagens Berman Axeon, liderada por Axel Merckx. É considerada uma das melhores estruturas para a formação de jovens ciclistas e muitos têm sido os que de lá têm "saltado" para o World Tour. Será o segundo ano dos dois portugueses na equipa, que procuram afirmar-se também na estrada, sem nunca desviar as atenções da pista, ainda mais quando em Agosto irá começar a qualificação para o Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

»»Gabriel Mendes: Gabriel Mendes: "Os gémeos Oliveira são um exemplo que outros quererão seguir"««

»»Ivo Oliveira: "Quero um 2018 em grande"««

»»Rui Oliveira: "Foi um primeiro ano espectacular. Aprendi coisas que nunca pensei aprender"««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário