31 de janeiro de 2018

"Há dias em que me pergunto como foi possível ganhar aos profissionais logo a abrir a época"

Momento em que Francisco Campos venceu a primeira corrida de 2017
Francisco Campos não poderia ter começado 2017 de forma mais perfeita. Este jovem de 19 anos, bateu os profissionais na primeira corrida do ano. Aproxima-se a Prova de Abertura Região de Aveiro (no domingo) e inevitavelmente as memórias daquele 5 de Fevereiro estão novamente muito vivas, mas há uma que surge mais intensamente: "É sempre aquele sprint final, em que consegui bater toda a concorrência e acho que com alguma qualidade!" O jovem ciclista do Miranda-Mortágua partiu para uma época que sempre o marcará, pois os bons resultados continuaram, como o título nacional de sub-23, e também teve as primeiras internacionalizações, que incluíram presenças no Tour de l'Avenir e nos Mundiais, por exemplo.

"De certo modo, acho que aquela vitória fez com que tivesse uma excelente temporada. Acho que tirou logo toda a pressão para conseguir trabalhar de outra forma. Aquela corrida deu-me outro incentivo", salientou ao Volta ao Ciclismo. Mas Francisco Campos admite: "Há dias em que me pergunto como foi possível ganhar aos profissionais logo a abrir a época."

Francisco Campos é o campeão nacional de sub-23
Agora é tempo de pensar em 2018, com novas responsabilidades, tanto pelos resultados que alcançou no ano passado, como pela subida da equipa ao escalão Continental. Contudo, perante a aproximação da corrida que ganhou em 2017, o ciclista realçou: "Coloco uma pressão em mim próprio e acho que a equipa está a confiar em mim para fazer um bom resultado na Prova de Abertura Região de Aveiro."

O Miranda-Mortágua conta agora com dois ciclistas com experiência de elite. António Barbio e Nuno Meireles regressaram a uma casa que bem conhecem, para tentar levar longe esta nova ambição da estrutura liderada pelo director desportivo Pedro Silva. "Eles são ciclistas mais experientes e vão ajudar-nos em tudo o que puderem, mas com a noção que nós, os mais novos, temos muita qualidade e podemos também fazer grandes resultados", salientou. "Para eles é um bocado difícil este trabalho numa equipa mais jovem. Mas acho que eles tomaram a decisão certa e vai dar frutos por eles terem ingressado no Miranda-Mortágua", acrescentou.

Para Francisco Campos, a subida de escalão "irá aumentar um pouco a pressão, mas nada de mais". Afirmou que "os objectivos irão manter-se mais ou menos os mesmos", tal como a logística, ainda que neste aspecto tenha destacado haver "mais qualidade". Claro que a Volta a Portugal ganha agora outra relevância, já que o Miranda-Mortágua poderá participar. "É sempre o objectivo principal das equipas portuguesas. Para mim também é um objectivo, claro, mas estarei igualmente a pensar nas provas de selecção que se seguem, como o Tour de l'Avenir", referiu.

"Estou ciente que vou à Volta ao Algarve mais para a aprendizagem, mas estou ansioso!"

Continuar a representar a selecção nacional é algo que Francisco Campos deseja muito e depois de toda a experiência que viveu em 2017, espera que este ano se possa ver os resultados do que terá evoluído: "Acho que daqui para a frente as coisas vão melhorar e penso vir a fazer melhores resultados pela selecção."

Quanto ao Miranda-Mortágua, depois da Prova de Abertura seguir-se-á a Volta ao Algarve, onde Francisco Campos poderá ter a oportunidade de pedalar ao lado de grandes sprinters, estando para já confirmado o campeão francês Arnaud Démare. "Estou ciente que vou à Volta ao Algarve mais para a aprendizagem, mas estou ansioso! Nós, os mais novos, temos muita ambição e pensamos nessas pequenas coisas [de estar ao lado de grandes nomes], contudo, temos de ter os pés bem assentes na terra", disse. Já na Volta ao Alentejo, fica desde já o aviso que "se as sensações forem boas", Francisco Campos quer surpreender.

Oliveira do Bairro recebe início de temporada

A Prova de Abertura Região de Aveiro começa este ano em Oliveira do Bairro, com a partida agendada para as 12:15 de domingo (4 de Fevereiro), junto à Câmara Municipal. Serão 155,5 quilómetros que terminarão na Torreira, na Avenida Hintze Ribeiro, por volta das 16:00.

Além das nove equipas Continentais portuguesas e as de clube, também estará presente a selecção nacional que irá apresentar o novo equipamento. Os gémeos Oliveira (Ivo e Rui) e João Almeida, da Hagens Berman Axeon, Joaquim Silva (Caja Rural), José Gonçalves e Tiago Machado (Katusha-Alpecin) estarão às ordens de José Poeira. Porém, haverá ainda duas presenças do BTT. Tiago Ferreira e José Dias vão ter uma experiência de estrada.

A primeira corrida do calendário nacional marca também o arranque Troféu Liberty Seguros, que inclui ainda a Clássica da Arrábida (11 de Março) e a Clássica Aldeias do Xisto (25 de Março).


Sem comentários:

Enviar um comentário