2 de janeiro de 2018

A eterna polémica das camisolas dos campeões nacionais

(Fotografia: UAE Team Emirates)
No primeiro dia do ano as redes sociais foram bombardeadas com os ciclistas a mostrarem os novos equipamentos. Para alguns foi mesmo a primeira vez que vestiram as cores da nova equipa. E para começar bem 2018, houve logo uma polémica com Fabio Aru, ou melhor, com a camisola que a UAE Team Emirates atribuiu ao campeão italiano. O discreto desenho da bandeira de Itália, na parte de baixo da camisola, gerou uma onda de críticas. Na Astana, Aru tinha uma camisola tricolor, pelo que a mudança não foi do agrado dos tifosi. Esta é uma discussão que se arrasta ano após ano. Há equipas que dão pouco destaque a um campeão nacional, pois a maior visibilidade vai sempre para o(s) patrocinador(es), que suporta(m) a existência da estrutura.

A Movistar, por exemplo, é das formações que, apesar de nos últimos anos ter a maioria das vezes um ciclista seu campeão, coloca apenas uma pequena bandeira espanhola, que quase não se vê. A UAE Team Emirates seguiu um pouco a mesma lógica, ainda que a bandeira até seja um pouco mais visível. Porém, perante a reacção adversa, tanto Aru como o director da equipa, Giuseppe Saronni, já vieram a público garantir que a versão apresentada no dia 1 não será aquela que Aru irá vestir quando começar a competir.

"É apenas uma versão provisória. Os tifosi podem acalmar-se, as cores da bandeira italiana estarão mais visíveis. A 'verdadeira' camisola será apresentada mais adiante, num evento oficial. É elegante e bonita. Garanto", afirmou Aru à Gazzetta dello Sport. Saronni acrescentou que os "princípios básicos irão manter-se", mas a bandeira irá ser mais visível e em "toda a extensão do corpo". O director disse ainda que tanto as mangas como as meias terão também uma alusão à bandeira de Itália.

Perante as regras que se ajustam à realidade do ciclismo precisar de dar destaque a quem investe nas equipas, só algumas equipas beneficiam as cores de um campeão nacional. "Este é o mundo do ciclismo actualmente. Eu entendo os tifosi, mas há muitas exigências que têm de ser cumpridas. Não estou a dizer que as pessoas devem apenas aceitar, mas espero que compreendam", desabafou Saronni.

(Fotografia: Twitter FDJ)
E enquanto se espera pela versão "verdadeira" da camisola de campeão nacional de Fabio Aru na UAE Team Emirates, a FDJ apresentou a do holandês Ramon Sinkeldam. Na Holanda, os adeptos terão ficado bem mais satisfeitos, já que quando o ciclista ganhou os Nacionais em Junho, a Sunweb apenas colocou uma bandeira discreta no equipamento, o que originou uma polémica idêntica ao caso que envolve Aru.

A equipa francesa é a que mais destaque dá, pois a publicidade pode ser vista apenas na gola. Ou seja, é o patrocinador que tem um lugar discreto. Na FDJ considera-se que a bandeira deve ser respeitada. Claro que há a curiosidade das cores entre a França e Holanda. Se as bandeiras são diferentes porque uma tem as riscas verticais e a outra horizontais, ambas têm o azul, branco e vermelho e nos equipamentos a disposição é sempre horizontal. A francesa começa com o azul, a holandesa com o vermelho. A FDJ encara com boa disposição o facto dos equipamentos serem parecidos, como se vê na fotografia publicada no Twitter. Pelo que se pode ver na imagem, os calções poderão ser uma ajuda para esclarecer alguma dúvida momentânea sobre a ordem das cores das bandeiras! Tendo em conta que Arnaud Démare e Sinkeldam vão estar na Volta ao Algarve, é melhor ter atenção às diferenças!

Na Bélgica também se valoriza e muito um campeão nacional. Oliver Naesen veste as cores da bandeira, restando à AG2R colocar o nome. O campeão português segue o exemplo mais adoptado de uma camisola branca com as cores da bandeira e a esfera armilar e o escudo. Sobra espaço suficiente para o patrocinador ficar bem visível. De recordar que Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) é quem enverga a camisola de campeão nacional.

»»Tony Martin e Arnaud Démare inscritos na Volta ao Algarve««

»»Fabio Aru na UAE Team Emirates. Que papel terá Rui Costa em 2018?««

Sem comentários:

Enviar um comentário