26 de janeiro de 2018

Uma simples tecnologia e que pode fazer tanta diferença

A segurança deve estar sempre na ordem do dia, mas os acidentes acontecem e há simples tecnologias que podem fazer a diferença. Os códigos QR (Quick Response, resposta rápida) já têm várias aplicações, mas esta pode ter uma enorme utilidade em caso de emergência. Chama-se Silincode SOS e com este QR é possível ter acesso a toda a informação que se considere pertinente partilhar, como por exemplo o historial médico, alergias, medicação, além de contactos e também dados pessoais como altura e peso, que podem não parecer muito relevantes, mas há que pensar que se for necessário administrar algum tipo de medicamento, pode fazer a diferença a dose.

Independentemente do formato - que se explicará mais à frente -, este código QR é facilmente reconhecido para o que serve, pois está sempre acompanhado pela sigla SOS. A Silincode Portugal tem feito campanhas de sensibilização junto das equipas de emergência para que estas estejam familiarizadas com o sistema e assim, com um simples telemóvel, poder ter acesso à informação de alguém que esteja a necessitar de ajuda e esteja, por exemplo, inconsciente. Basta ter um smartphone e descarregar uma aplicação de leitura de códigos QR para se aceder à página pessoal da pessoa em causa.

Numa perspectiva de quem pratica desporto, esta é uma forma de garantir que se tem toda a informação necessária, quer se esteja em treino, corrida, ou então, até num simples momento de lazer. No entanto, o Silincode SOS pode ser importante no dia-a-dia, mesmo para as crianças. Existe mesmo uma versão para os animais.

Os formatos disponíveis são: a pulseira SOS (silicone anti-alérgico, disponível em cinco tamanhos e custa 19,95 euros), a pulseira sport (em nylon, regulável com velcro e que é um pouco mais cara, 25 euros) e o sticker (autocolante indicado para o capacete, ideal para ciclistas e motards - custa 15 euros). É também possível ter um porta-chaves, uma chapa para a identificação de animais e uma pulseira temporal, recomendada para grandes eventos, pois é válida apenas por 24 horas.

Às vezes as tecnologias mais simples podem ser as que mais diferença fazem e este simples código QR é um desses exemplos. Para o activar, basta utilizar a aplicação de leitura destes códigos no telemóvel para aceder à página para se registar com o seu e-mail. Depois de receber uma mensagem para activar a sua conta, basta apenas seguir os passos para colocar a informação que considerar pertinente.

Simples, mas que chamou a atenção por isso mesmo. Para mais informações, basta aceder à página de Facebook da Silincode Portugal.

»»Michelin cria sistema de segurança inovador para ciclistas««

»»Transforme a sua bicicleta numa smartbike««

Sem comentários:

Enviar um comentário