24 de janeiro de 2018

Se é preciso mais alguma razão para ver a Algarvia, aqui ficam duas: BMC e Trek-Segafredo com as principais armas

Camisola de campeão nacional estará na Algarvia. Ruben Guerreiro estará entre
as grandes figuras que a Trek-Segafredo trará à corrida portuguesa
(Fotografia: Facebook Trek-Segafredo)
Para quem gosta de ciclismo já começa a ser impossível resistir uma viagem até ao Algarve, entre 14 e 18 de Fevereiro. As confirmações vão continuando a surgir e depois de Richie Porte ter anunciado que a Algarvia estava nos seus planos, sabe-se agora que trará consigo aquele que poderá muito bem ser parte do bloco que estará ao seu lado na Volta a França. Mas como também de vez em quando acontece uma boa notícia nunca vir só, a Trek-Segafredo confirmou que Bauke Mollema e John Degenkolb estarão na corrida e muito bem acompanhados, a começar pelo campeão nacional Ruben Guerreiro.

Começando pela BMC e Richie Porte. O australiano está apostado em repetir a forma de 2017 para atacar a Volta a França e desta vez espera que sem incidentes, como a grave queda no Tour que acabou com a sua temporada. Além de Porte e Dylan Teuns, dois nomes já conhecidos, Tejay van Garderen acompanhará o agora líder indiscutível da BMC. O próprio americano admitiu que quer regressar à Volta a França, ainda que no papel de gregário de Porte. Apesar de não ter conseguido confirmar as expectativas que se criaram cedo na sua carreira, ainda assim é um ciclista que sabe o que é terminar no top dez das grandes voltas.

Simon Gerrans recebeu um telefonema do compatriota Richie Porte a perguntar-lhe se queria estar ao seu lado em 2018, pelo que não surpreende que seja uma das escolhas. E claro que há sempre a curiosidade de ser um ciclista que em 2003 passou pela então Carvalhelhos-Boavista. O jovem de 24 anos Stefan Kung, campeão suíço de contra-relógio e um dos talentos emergentes daquele país, Loïc Vliegen - mais um promissor ciclista mas da Bélgica, que se tem mostrado tanto em provas de uma semana, como nas de um dia - e o experiente Jurgen Roelandts fecham o sete escolhido pela BMC.

Esta equipa americana vem mais pela geral, mesmo que Gerrans até possa tentar entrar nos sprints (só falta o homem das clássicas, Greg van Avermaet!). Já a outra, Trek-Segafredo, vai dividir mais as suas atenções. Bauke Mollema será o líder, numa altura em que o holandês recuperou o seu estatuto de número um para a Volta a França, após a retirada de Alberto Contador. John Degenkolb atacará os sprints na tentativa de reencontrar o caminho das vitórias, que têm sido tão poucas. A última foi a 2 de Fevereiro, na terceira etapa da Volta ao Dubai. O alemão está recuperado de uma pneumonia e quer apresentar-se ao seu melhor nas clássicas.

Jasper Stuyven e Gregory Rast estarão ao lado de Degenkolb, ou então também poderão tentar a sua sorte. E para completar a equipa, dois bons contra-relogistas. O reforço irlandês de apenas 23, Ryan Mullen, venceu ontem nessa especialidade na Volta a San Juan na Argentina. Mathias Brandle tem mais experiência (28), mas estará certamente atento à etapa de Lagoa, além de ajudar Mollema.

Quanto a Ruben Guerreiro, acabou de alcançar um fantástico nono lugar no Tour Down Under, primeira corrida World Tour do ano. Ainda vai ficar mais um pouco pela Austrália antes de regressar à Europa. Mesmo com Mollema na equipa, não será de afastar a possibilidade de ver o campeão nacional ter a sua oportunidade, ainda mais tendo em conta que estará a correr no seu país e para o holandês é ainda uma fase inicial de preparação para o seu principal objectivo, ainda que antes vá apostar na semana das Ardenas. Ruben começou muito bem 2017, mas um problema nos dentes forçou o seu abandono na Algarvia. Agora espera sorte diferente e iniciou o ano ainda melhor.

Tony Martin, Louis Meintjes, Geraint Thomas, Daniel Martin, Arnaud Démare, Peter Kennaugh... A lista vai ficando cada vez mais interessante como pode ver aqui. O arranque será novamente em Albufeira, com as decisões a estarem marcadas para a dupla passagem no Alto do Malhão, no domingo, dia 18.


Sem comentários:

Enviar um comentário