26 de janeiro de 2018

Início de ano atribulado para a Quick-Step Floors: depois da queda de Gaviria, dois ciclistas foram atropelados

De Plus e Vakoc estavam a treinar com Jungels quando foram atropelados
(Fotografia: Twitter Bob Jungels)
Num dia parecia que a temporada da Quick-Step Floors estava a arrancar para mais a senda de vitórias habitual (acima de 50 por ano), mas inesperadamente as preocupações são agora com a condição física de três ciclistas. Fernando Gaviria sofreu uma queda aparatosa na Volta a San Juan e já regressou a casa. Mas se o colombiano não inspira cuidados de maior e apesar de ter ficar maltratado, irá voltar à competição rapidamente, a pior notícia chegou esta sexta-feira: Laurens De Plus e Petr Vakoc foram atropelados durante um treino, na África do Sul, com o checo a precisar de ser operado devido a lesões nas vértebras. Bob Jungels estava com os companheiros, mas escapou ao embate causado por uma carrinha.

"Estávamos a treinar quando, de repente, ouvi um barulho muito alto e no segundo seguinte vi o Laurens e o Petr no chão. Não vi a carrinha que vinha atrás, mas tê-los-á atingido ou com o espelho ou mesmo com o lado esquerdo da parte frente [do veículo]. Corri na direcção deles e pude ver que estavam feridos, por isso, não me atrevi a mexer neles", contou Bob Jungels, que seguia à frente de De Plus e Vakoc. "Uma senhora que estava na berma da estrada aproximou-se e ajudou-nos, chamando uma ambulância, enquanto o nosso treinador Koen [Pelgrim] e eu falávamos com eles. Foi muito difícil vê-los naquele estado e espero que eles recuperem rapidamente deste momento complicado", acrescentou Bob Jungels, citado no comunicado da equipa.

A Quick-Step Floors explicou que o belga Laurens de Plus (22 anos) sofreu contusões num pulmão e rim e irá ficar uns dias no hospital para se observado. Porém, destacou que é Vakoc (25) quem mais preocupa e a intervenção cirúrgica estava prevista ainda para hoje. De recordar que em Outubro De Plus foi um dos ciclistas que caiu numa ribanceira durante o último monumento do ano, a Lombardia, que o deixou com uma lesão no joelho, além de ficar mal tratado noutras partes do corpo. O belga estava a preparar o regresso à competição.

Bob Jungels deixou esta mensagem no Twitter (texto continua em baixo).


Quanto a Fernando Gaviria, a queda durante a Volta a San Juan levou-o a passar uma noite do hospital, mas o ciclista já recebeu autorização para regressar à Colômbia. O sprinter, que havia vencido a primeira etapa, ficou ferido nas costas, braços e nas mãos, mas o estado do joelho e o facto do capacete ter partido na queda, fez com que o médico optasse por ordenar a ida de Gaviria ao hospital. Porém, foi confirmado que, apesar do aparato, os problemas físicos não são graves. "Sinto-me bem depois da queda de ontem", garantiu o ciclista, que contou que o pelotão ia a grande velocidade, até porque era uma zona de muito vento, e que houve um movimento nos corredores à sua frente, acabando por tocar com a roda num dos seus companheiros. "Ninguém podia fazer nada para evitar [o que aconteceu]."

Gaviria mantém o plano de competir na Colombia Oro y Paz, que se realiza entre 6 e 11 de Fevereiro, num início de temporada em que pretende preparar uma forte presença nas clássicas, tendo no seu calendário os monumentos Milano-Sanremo, Volta a Flandres e Paris-Roubaix. Quanto a grandes voltas, depois de dominar na sua estreia em 2017 na Volta a Itália (quatro etapas e a classificação dos pontos), Gaviria vai atacar o Tour.

É um arranque de temporada acidentado para a Quick-Step Floors, que ainda assim, já soma três vitórias em Janeiro: Elia Viviani (terceira etapa do Tour Down Under), Fernando Gaviria e Maximiliano Richeze (primeira e quarta etapa da Volta a San Juan, respectivamente).

De recordar que a Quick-Step Floors é uma das 13 equipas do World Tour que marcará presença na Volta ao Algarve. Bob Jungels e Philippe Gilbert são duas hipóteses para estar num pelotão que já está a ficar bastante interessante (ver link em baixo).

»»Se é preciso mais alguma razão para ver a Algarvia, aqui ficam duas: BMC e Trek-Segafredo com as principais armas««

»»208 dias depois, eis Valverde!««

Sem comentários:

Enviar um comentário