25 de novembro de 2017

Quando a publicidade corre mal

(Fotografia: Pinarello)
Se o objectivo era que se falasse da nova bicicleta eléctrica da Pinarello, então, a campanha de marketing alcançou o propósito. Mas é difícil imaginar que para o lançamento da Nytro, a marca italiana quisesse estar a ser acusada de machismo. E na era das redes sociais, as críticas foram implacáveis, desde as mais agressivas, às mais explicativas e àquelas feitas com uma dose de humor.

A Pinarello colocou nas redes sociais uma série de imagens acompanhadas por depoimentos de pessoas que terão vantagens em ter uma bicicleta de estrada eléctrica. A Nytro, entenda-se. No de Emma, de 24 anos, lê-se (imagem do post original do Instagram em baixo): "Sempre quis ir pedalar com o meu namorado, mas parecia impossível. Em breve será possível." A frase foi interpretada como se a mulher não conseguisse acompanhar o homem. As reacções não se fizeram esperar. Houve quem fosse buscar dados que demonstram como há mulheres que são mais rápidas que homens, mas por vezes é com humor que se fazem as melhores críticas e este foi o caso.


(Imagem: Print screen)

O marido de Megan Guarnier, uma das melhores ciclistas do World Tour feminino, escreveu no Twitter: "Sempre quis ir pedalar com a minha mulher, mas ela deixa-me para trás como uma pedra [é uma expressão inglesa] por isso sigo-a no carro. Em breve tudo será possível." Mas o melhor veio também de um marido, mas da nove vezes campeã nacional britânica de ciclocrosse, Helen Wyman. A frase é basicamente a mesma, mas Stefan Wyman aparece deitado, com ar esgotado, no sofá.


Não restou outra opção à Pinarello senão pedir desculpa e retirar a campanha de marketing. "A nossa recente publicidade falhou em reflectir os valores de diversidade e igualdade que são a base da Pinarello. A Nytro foi criada para tornar o ciclismo acessível a mais pessoas e a nossa publicidade falhou claramente em passar essa mensagem. As nossas sinceras desculpas", lê-se na mensagem publicada nas redes sociais.

A Pinarello fornece as bicicletas à Sky e baseou a Nytro na Dogma F10. Pesa cerca de 13 quilos, com a bateria a ter 4,7. A ajuda eléctrica pode contribuir para alcançar velocidades a rondar os 25 quilómetros/hora, mas o objectivo é que o apoio seja mais para as subidas, pois em terreno plano e a descer, serão as pernas a fazer o maior esforço.

A campanha de marketing foi infeliz, agora é esperar que a Nytro receba uma publicidade que até parece merecer.

»»Bianchi revelou a nova máquina da Ferrari««

»»Michelin cria sistema de segurança inovador para ciclistas««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário