14 de novembro de 2017

Armée de Terre ameaça render-se

Desde que foi criada em 2011, a equipa francesa Armée de Terre tem vindo sempre a crescer. Em 2015 passou a ser uma formação profissional do terceiro escalão (Continental), este ano terminou como a melhor desse nível e estava a ser preparado o caminho para uma eventual subida a Profissional Continental em 2019. Porém, em 2018 poderá nem estar na estrada. Apesar de metade do orçamento (1,6 milhões de euros) advir de patrocinadores privados, o restante vem do Ministério da Defesa. O problema poderá estar mesmo na mudança de ministros.

Entre estrada e pista, os ciclistas da Armée de Terre venceram 25 corridas. Duas das mais importantes foram em Portugal, com Damien Gaudin a vestir de amarelo na Volta a Portugal depois de vencer o prólogo - liderança que perdeu no dia seguinte para Raúl Alarcón (W52-FC Porto) - e Bryan Alaphilippe a ser o mais forte no sprint em Bragança. Mas houve mais. Yannis Yssaad ganhou duas etapas no Troféu Joaquim Agostinho. Etapas nos 4 Dias de Dunkerque, Volta ao Luxemburgo (Gaudin também venceu este prólogo) e na Volta à Valónia foram os momentos altos de uma excelente temporada.

O Le Parisien noticiou que a equipa francesa não apresentou a sua inscrição na Liga Nacional de Ciclismo até 1 de Novembro, como era suposto. No entanto, não está excluída a hipótese de ter sido dado uma extensão de prazo à Armée de Terre. O jornal explica que Jean-Yves Le Drian, ministro da Defesa durante o mandato de François Hollande, era um apaixonado do ciclismo, pelo que acabou por ser decisivo o seu apoio à existência da equipa, que se destaca pelo seu equipamento camuflado. Com a chegada de Emmanuel Macron, Le Drian foi ficou com a pasta dos Negócios Estrangeiros, sendo substituído por Florence Parly. A nova ministra da Defesa não será tão entusiasta quanto à modalidade, pelo que o financiamento poderá estar prestes a ser cortado.

O director da estrutura, David Lima da Costa, não fez qualquer comentário. A situação poderá ter apanhado o responsável um pouco de surpresa, pois até já tinha garantido quatro reforços. Sete ciclistas já assinaram por outras equipas. Gaudin, por exemplo, irá para a Direct Energie - formação que conhece bem, pois já lá esteve quando se chamava Europcar, antes de se mudar para a AG2R -, Yssaad irá para a Caja Rural, enquanto um dos jovens que está a entusiasmar (e muito) os franceses, Benjamin Thomas, dará o salto para a FDJ.

Além dos quatro que seriam os novos rostos da Armée de Terre em 2018, outros 13 ciclistas, que este ano representaram a equipa, têm agora o futuro incerto, numa altura em que muitas formações dos diferentes escalões já começaram a dar por fechados os seus plantéis. Para já, nada é oficial, mas em França teme-se que seja uma rendição forçada da equipa do exército.


Sem comentários:

Enviar um comentário