17 de novembro de 2017

A incerteza de Bakelants já vai dando lugar a alguma confiança

(Fotografia: AG2R La Mondiale)
Desejo de ano novo para Jan Bakelants: começar 2018 a pedalar na estrada. Não é brincadeira. Há menos de um mês, o ciclista belga da AG2R temia que a sua carreira pudesse ter chegado a um abrupto final, após a assustadora queda na Il Lombardia. "Se tudo decorrer de acordo com o plano, eu poderei pedalar novamente na rua a 1 de Janeiro", disse o ciclista. Discurso bem diferente de quando chegou a assumir que, por mais que adorasse o ciclismo, a namorada e a filha eram o mais importante. As notícias são animadoras e Bakelants já espera manter todas as suas paixões.

A 7 de Outubro, no último monumento do ano, numa zona de descida no Sormano, o belga foi um dos corredores que não conseguiu fazer uma curva, caindo na ravina. A queda de Laurens de Plus (Quick-Step Floors) foi filmada e impressionou. A de Bakelants não, mas foi divulgada uma fotografia na qual se via a bicicleta pendurada numa árvore, enquanto, segundo a descrição do repórter, o ciclista estava a cerca de quatro metros por baixo. Partiu costelas, mas a maior preocupação acabou por ser a lesão numa vértebra e foi por isso que foi operado. Mas para agravar a situação, quando estava a sair assistido, já na estrada, uma moto passou por cima da sua perna.

Os médicos mostraram-se confiantes quanto à recuperação de Bakelants, mas o ciclista optou, após a cirurgia, por um discurso prudente. Agora parece já partilhar da confiança e espera brevemente começar a treinar nos rolos. Mas claro, não é a mesma coisa do que sair com a bicicleta, que é o que agora mais deseja. Para já, é altura de frequentar uma clínica para reabilitar-se. "É o ideal para fortalecer as costas e ao mesmo tempo ganhar alguma da forma mais básica", explicou ao jornal belga Het Nieuwsblad. Mesmo que regresse à competição, até Abril terá de o fazer com placas de titânio nas costas, mas que não o impedirão de correr.

Há confiança, contudo, não há certezas. A AG2R também fica sem saber como será a época de um ciclista importante na equipa, sendo dos que tem lugar garantido ao lado de Romain Bardet em situação normal. Na Volta a França era dos últimos a "abandonar" o seu líder e a regularidade valeu-lhe o 22º lugar na geral. É um ciclista que faz bons resultados em corridas por etapas, mas também espreita a oportunidade nas clássicas. No seu currículo conta com uma etapa na Volta a França e no Critérium du Dauphiné como principais conquistas.

Aquela curva na Il Lombardia acabou com a corrida de quatro ciclistas, mas foi Bakelants que ficou mais mal tratado. O belga, de 31 anos, pouco se lembra do que aconteceu. Recorda-se que não estava longe da frente da corrida. De Plus já tinha caído e Bakelants diz que voou por cima da barreira, mas a memória do incidente ficou por aí.

O desejo é grande de voltar a sair com a sua bicicleta, mas Bakelants é o primeiro a dizer que fará tudo com a calma necessária para garantir que não haverá qualquer risco de piorar a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário