5 de novembro de 2017

Ciclista reagiu ao murro e pontapé e toda a sua equipa foi expulsa da corrida

Wang Xin é por estes dias um nome popular pelas piores razões. O ciclista virou lutador e foi ao murro e pontapé que reagiu ao uma alegado toque de um carro da equipa nacional suíça, que lhe terá provocado uma queda. O ciclista chinês descarregou toda a sua fúria num dos elementos da formação helvética e tentou ainda agredir outro, segundo se consegue ver nas imagens partilhadas na internet. Inclusivamente vê-se Wang Xin a ir buscar uma bomba de encher pneus que acabaria nas mãos de um dos polícias que teve de entrar em acção para acabar com a cena de violência.

Sem surpresa, Wang Xin (25 anos) foi imediatamente expulso da Volta a Hainan, mas a organização foi mais longe e mandou toda a equipa da Keyi Look para casa, além de a ter banido para sempre da competição. "A equipa recebeu instruções para abandonar a ilha de Hainan e não será novamente bem-vinda na Volta a Hainan. Em qualquer circunstância os participantes têm de respeitar as regras da UCI e da CCA  [federação chinesa na sigla em inglês] e evitar qualquer acto de violência ou de comportamento desrespeitoso que prejudique a imagem da modalidade. O comportamento do Wang [Xin] não é aceitável e não reflecte o ciclismo chinês. As pessoas de Hainan são conhecidas por serem muito amigáveis. A imagem e reputação da Volta a Hainan não poderão ficar manchadas por este comportamento impróprio. Lutas nunca serão permitidas neste evento", justificou assim a organização da corrida a decisão de expulsar a equipa, sanção que recebeu o apoio da UCI. Poderão ainda haver mais sanções por parte da federação chinesa.

Keyi Look condenou o comportamento do seu ciclista, mas o espanhol Daniel Dominguez referiu que enquanto a sua equipa foi expulsa, nada aconteceu à formação suíça. Dominguez refere-se à alegada queda provocada pelo carro de apoio da equipa suíça. Nas imagens vê-se Wang Xin a cair, mas Danilo Hondo, seleccionador da Suíça, tem outra versão do acontecimento.

"As notícias publicadas pelos media que dão conta que chocámos contra o ciclista chinês estão erradas. Nunca chocámos contra ele. Podem ver isso no vídeo da corrida. Ele simplesmente foi contra a roda de trás de outro ciclista e caiu. Ele claramente ficou embaraçado e descarregou a sua frustração em nós", explicou o antigo corredor ao Eurosport. Hondo disse ainda que esperaram 45 minutos que Wang Xin cortasse a meta para tentar pedir desculpa por algum desentendimento que pudesse existir. "Tanto ele como a sua equipa abordaram-nos furiosos e as coisas escalaram a partir daí", referiu o responsável.

Toda a acção ocorreu na sétima etapa, a principal da corrida, que terminou este domingo, ao fim de nove dias. O italiano Jacopo Mosca foi o vencedor, numa Volta a Hainan para recordar para a Wilier Triestina-Selle Italia, pois Mosca também venceu uma etapa, enquanto Jakub Mareczko ganhou cinco consecutivas.

Aqui ficam as imagens que acabaram por marcar a 12ª edição da Volta a Hainan.



Sem comentários:

Enviar um comentário