(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
O ano 2019 de ciclismo arrancou em Portugal, com a pista a fazer novamente as honras. O velódromo de Anadia foi o palco de uma emocionante prova de omnium masculina. Rui Oliveira e Maria Martins ficaram com os primeiros títulos nacionais em disputa.
Se Maria Martins dominou a prova feminina, já Rui Oliveira e João Matias proporcionaram uma luta bem acesa pela vitória até à última das quatro corridas. Foi o ciclista de Gaia quem começou melhor ao vencer no scratch. Contudo, Matias respondeu ao ser superior na corrida tempo e foi também mais forte na de eliminação, na qual Rui é vice-campeão europeu. Para a decisiva prova, Matias levou dois pontos de vantagem.
Na corrida por pontos Rui acabou por assegurar o título nacional, terminando o omnium com 203 pontos, mais 18 do que João Matias. A seguir ao corredor da Vito-Feirense-PNB ficou o reforço do Sporting-Tavira, César Martingil, com 160 pontos. Para Rui Oliveira foi uma excelente forma de estrear o equipamento da UAE Team Emirates, no início da sua carreira como ciclista do World Tour.
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo) |
O omnium está integrado nos Jogos Olímpicos e é uma das provas, juntamente com o madison, em que Portugal está a tentar conseguir um inédito apuramento para Tóquio2020.
Quanto à prova feminina, a corredora da Sopela Women's Team demonstrou porque tem sido uma das principais apostas do seleccionador nacional de pista, Gabriel Mendes. Maria Martins venceu as quatro corridas, deixando Soraia Silva (Velo Performance) a 40 pontos. Raquel Rodrigues (ACD Milharado/EC Manuel Martins) fechou o pódio, com 217 pontos negativos. Com o ciclismo de pista feminino ainda a estar numa fase inicial de desenvolvimento, estas foram as únicas três portuguesas a participarem no omnium.
Os próximos títulos nacionais de pista em jogo serão os de scratch, corrida por pontos e perseguição individual, que serão disputados a 2 de Fevereiro.
Classificação masculina (clique na imagem para ampliar):
Sem comentários:
Enviar um comentário