31 de janeiro de 2019

Landa começa a época no hospital

(Fotografia: © Bettiniphoto.net/Movistar Team)
A época tinha praticamente terminado com uma queda grave. A começar a temporada com ambição de deixar para trás um 2018 muito abaixo das expectativas, Mikel Landa sofreu nova queda e no seu primeiro dia de competição do ano, acabou no hospital. Vai mesmo precisar de uma cirurgia. 2019 arranca mal para o espanhol da Movistar.

A cerca de 15 quilómetros da meta do troféu Trofeo Ses Salines, Campos, Porreres, Felanitx (176,9) - um dos quatro que compõem o Challenge de Maiorca -, uma queda que envolveu vários ciclistas numa subida, deixou Landa k.o. O ciclista não se levantou de imediato e foi transportado para o hospital. A confirmação do pior não demorou muito a chegar por parte da equipa. Landa partiu a clavícula direita. Irá regressar esta sexta-feira a casa em Álava, no País Basco, com a cirurgia a realizar-se num prazo de 48 horas.

No ano passado, outra queda deixou-o fora da Vuelta e já nada mais fez na temporada. Foi a 4 de Agosto na Clássica de San Sebastian, com Landa a fracturar uma vértebra. Apesar de ter recorrido a um médico especialista que já tinha tratado do tenista Rafael Nadal, do futebolista Santi Cazorla e até do rei emérito Juan Carlos, não conseguiu recuperar para competir na Volta a Espanha, regressando nas clássicas italianas de final de época. Não terminou nenhuma das seis em que participou.

O objectivo então era começar a pensar em 2019 e garantir que estaria a 100% para arrancar bem a temporada, com o Giro a ser, desta feita, a primeira grande volta do seu calendário, seguindo-se o Tour. Começar a época no hospital é rude golpe e, não estando ainda definido o tempo de paragem, Landa fica para já excluído das corridas espanholas para que estava escalado neste início de época.

Também Rasmus Iversen começou da pior maneira a época, naquela que estava a ser a sua estreia no World Tour, ao serviço da Lotto Soudal. O dinarmarquês de 21 anos também partiu a clavícula.

Alejandro Valverde, companheiro de Landa, foi quarto na corrida ganha por outro espanhol. Jesús Herrada (Cofidis) terminou com 11 segundos de vantagem sobre Guillaume Martin (Wanty-Groupe Gobert), Bauke Mollema (Trek-Segafredo) e Valverde.

José Gonçalves (Katusha-Alpecin) chegou a andar na fuga e fechou na 18ª posição, a 54 segundos de Herrada. Nelson Oliveira (Movistar) foi 43º, a 4:14 minutos e na sua estreia pela UAE Team Emirates, Rui Oliveira terminou na 54ª posição, a 5:05. Pode ver aqui a classificação completa, via ProCyclingStats.

De referir que Óscar Pelegrí, ciclista que esta ano vai representar a Vito-Feirense-PNB, está a competir pela selecção espanhola, tendo sido 37º, a 3:50.

Esta sexta-feira realiza-se o Troféu Andratx-Lloseta (172,4 quilómetros). Dos portugueses, só Nelson Oliveira repetirá a presença.


Sem comentários:

Enviar um comentário