11 de dezembro de 2019

Aviludo-Louletano de menor fulgor em 2019 reforça-se para não depender tanto de De Mateos

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
Depois de duas temporadas de grande fulgor, com muitas vitórias e sucesso na Volta a Portugal, a Aviludo-Louletano enfrentou um 2019 mais difícil, com menos resultados de nota e uma Volta que acabou em desilusão, depois de muito ter crescido a ambição que Vicente García de Mateos poderia disputar a corrida. O espanhol preparou a época praticamente sempre a pensar na corrida principal para as equipas portuguesas, mas abandonou na penúltima etapa e com ele levou o sonho de pelo menos estar novamente no pódio final, sem, desta feira, ganhar qualquer etapa (somou seis entre 2015 e 2018).

Com a saída de Luís Mendonça para a Rádio Popular-Boavista, a formação algarvia centrou-se quase exclusivamente no seu líder, De Mateos. Leonel Coutinho chegou para ser a aposta em corridas discutidas ao sprint. Apesar de algumas prestações positivas, Coutinho não conseguiu atingir o nível que de certo teria gostado, não se podendo esquecer que em 2018 sofreu uma queda grave. Aos 27 anos decidiu colocar um ponto final na carreira.

Com De Mateos muito concentrado em preparar-se para a Volta a Portugal, com o decorrer da temporada outros ciclistas foram tendo alguma liberdade para disputar vitórias. Luís Fernandes foi um dos destaques muito positivos da Aviludo-Louletano. Venceu as classificações da montanha na Clássica Aldeias do Xisto e no Grande Prémio de Mortágua, sendo uma das figuras na Volta a Portugal, tanto na perspectiva do trabalho que fez em prol da equipa, como por ter tentado vencer a etapa da Senhora da Graça.

Já no Sporting-Tavira havia demonstrado ser um ciclista importante no apoio aos líderes, mas, aos 32 anos, poderá encontrar na Rádio Popular-Boavista maior liberdade e é uma perda relevante para a Aviludo-Louletano para 2020.

No entanto, o director desportivo Jorge Piedade procurou um substituto que pudesse estar ao mesmo nível e contratou Jesús del Pino, da Vito-Feireinse-PNB, com passagem pela Efapel em 2017 e 2018. Importante era também encontrar um ciclista que assumisse mais protagonismo na luta por vitórias, para que a equipa não esteja tão dependente de De Mateos. Do Feirense vai chegar também João Matias. Forte no sprint e com capacidade para ultrapassar terrenos com alguma dificuldade, Matias tornou-se neste últimos três anos um ciclista importante no pelotão nacional e tem o perfil indicado para dar mais opções à Aviludo-Louletano, sem que colida com as ambições de De Mateos. É um lutador e tem muita capacidade de liderança, sabendo motivar os seus companheiros.

Com a excepção de Luís Fernandes, a equipa algarvia vai manter os ciclistas que constituem o bloco de apoio ao ciclista espanhol: Oscar Hernandez, Márcio Barbosa, André Evangelista, Nuno Meireles e David de la Fuente.

Vicente García de Mateos abandonou a Volta a Portugal devido a uma indisposição, deixando assim o saldo da Aviludo-Louletano em 2019 com apenas duas vitórias (foram oito em 2018): uma etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias (primeiro sector da terceira tirada) precisamente por intermédio do espanhol, com Márcio Barbosa a vencer o Circuito da Malveira.

A Aviludo-Louletano pode ter um orçamento bem diferente de uma W52-FC Porto ou Efapel, mas continua empenhada em mostrar que pode provocar uma surpresa na Volta a Portugal, enquanto na próxima temporada, com a chegada de João Matias, procurará mais vitórias antes de chegar à corrida mais ambicionada. Para fechar as contratações, chegará o jovem Daniel Silva (21 anos) da Sicasal-Constantinos e o experimente russo Sergey Shilov (31), que esteve nas últimas duas temporadas na Gazprom-RusVelo e antes representou a Lokosphinx.

Com a equipa do escalão Continental, Shilov participou em várias corridas em Portugal, incluindo a Volta, tendo inclusivamente vencido uma etapa, em Castelo Branco (2014), batendo ao sprint Samuel Caldeira e Manuel Cardoso. Em 2015 conquistou duas tiradas no Troféu Joaquim Agostinho.

Equipa para 2020: Vicente García de Mateos, Oscar Hernandez, Márcio Barbosa, André Evangelista, Nuno Meireles, David de la Fuente, João Matias (Vito-Feirense-PNB), Jesús del Pino (Vito-Feirense-PNB), Daniel Silva (Sicasal-Constantinos), Sergey Shilov (Gazprom-RusVelo).

»»Passo de qualidade e de sucesso na LA Alumínios-LA Sport««

»»Regresso de Joaquim Silva fecha plantel mais experiente««

Sem comentários:

Enviar um comentário