14 de dezembro de 2019

Trocou o ciclismo pelo boxe

(Fotografia: Twitter de Zico Waeytens)
Aos 28 anos Zico Waeytens precisou de um novo desafio. O ciclismo de alta competição não o motivava mais, pelo que engrossou a lista de corredores que colocaram um ponto final na carreira em 2019. Ao anúncio do adeus segue-se a pergunta do costume: o que irá fazer agora? O que não se estaria muito à espera é que a resposta seja: boxe. O belga diz que é bom na modalidade, mas que ainda tem de evoluir a sua técnica, numa altura em que o primeiro combate já está marcado. Até lá e porque o boxe não lhe dá um ordenado, Waeytens teve de arranjar um emprego.

Como ciclista, este sprinter  de 1,80 metros esteve na Topsport Vlaanderen, três temporadas na Sunweb (no World Tour), passou pela Vérandas Willems-Crelan em 2018, antes de fechar a carreira na Cofidis. O momento alto da carreira foi a vitória na quarta etapa da Volta à Bélgica em 2016. Agora trabalha no departamento de marketing de uma empresa, mas conta com o apoio do patrão na aventura do boxe.

(Fotografia: © Team Cofidis)
"Treino todos os dias, mesmo que não viva do boxe, longe disso. O meu patrão conhece o meu projecto e apoia-me. Mas estou a conseguir conjugar o desporto e a minha vida profissional sem problema, até agora", explicou o antigo ciclista ao DH Les Sports. Pode precisar de ter de melhor a sua técnica como pugilista, mas, apesar de ter feito a última corrida em Outubro - no Memorial Rik Van Steenbergen - e de nunca mais ter andado de bicicleta, Waeytens diz estar em boa forma. Porém... "O meu tronco não está suficientemente desenvolvido e tenho de ganhar músculo nos meus braços."

Waeytens está determinado em singrar no boxe e não esconde como adora a modalidade. "Estava cansado do ciclismo profissional, precisava de um novo desafio", admitiu, contando como continua a receber convites dos antigos parceiros de treino, Yves Lampaert (Deceuninck-QuickStep) e Jens Debusschere (Katusha-Alpecin), para andar de bicicleta. Por enquanto, vai recusando e concentra-se apenas no boxe. "Sinto falta da bicicleta? Não", disse.

Foi através de amigos que descobriu o seu potencial no boxe e é treinado por Filiep Tampere, que também treina a campeã mundial de peso pluma de 2014, Delfine Persoon. "Assim recebo conselhos regularmente. Estou extremamente motivado pela perspectiva do meu primeiro combate. Recebi muitas mensagens simpáticas de ciclistas", afirmou o belga, que a 25 de Abril irá então demonstrar as suas capacidades como pugilista no seu primeiro combate.

Sem comentários:

Enviar um comentário