22 de dezembro de 2019

Rui Costa confirmado na Algarvia e há mais novidades

(Fotografia: © PhotoFizza/UAE Team Emirates)
Com o primeiro estágio para preparar 2020 concluído ou a concluir antes do Natal, os ciclistas começam a anunciar os seus calendários. Pelo menos a primeira fase da época. E não demorou a chegar boas notícias à Volta ao Algarve. Rui Costa estará mesmo de regresso seis anos depois, mas outros dois nomes de peso também vão estar presentes na corrida do sul do país. Philippe Gilbert estará acompanhado por um belga que vai trocar a habitual presença na Ruta del Sol, em Espanha, por Portugal: Tim Wellens.

Rui Costa já tinha avançado a forte possibilidade de regressar à Algarvia numa entrevista ao Volta ao Ciclismo. A confirmação chegou após o estágio da UAE Team Emirates. A última presença foi quando envergava a camisola de campeão do mundo. Em 2014 esteve na luta pela vitória, sendo segundo em três etapas, terminando a geral na terceira posição, a 32 segundos de Michal Kwiatkowski, com Alberto Contador a também subir ao pódio. Rui Costa conquistou a classificação dos pontos. Desde então que o português de 33 anos tem andando mais longe do seu país nas primeiras corridas da época. Médio Oriente, Argentina e Austrália foram as escolhas recentes.

E em 2020 até vai começar longe, na Volta à Arábia Saudita (de 4 a 8 de Fevereiro), mas ficará depois pela Europa. O ciclista anunciou nas redes sociais que após a Algarvia (de 19 a 23 de Fevereiro), tem previstas as presenças na Volta à Catalunha (23 a 29 de Março), Volta ao País Basco (6 a 11 de Abril), Liège-Bastogne-Liège (26 de Abril) e Volta à Romandia (de 28 de Abril a 3 de Maio). Por esclarecer ficam as grandes voltas. Rui Costa tem como um dos principais objectivos de 2020 os Jogos Olímpicos de Tóquio. Como o ciclista explicou na entrevista ao Volta ao Ciclismo, iria ser analisada a opção correcta para chegar na melhor forma à corrida japonesa. E como apenas seis dias separam o final do Tour da prova dos Jogos, não ir a França, ou não terminar o Tour seriam hipóteses a ponderar.

A UAE Team Emirates anunciou os seus líderes para as grandes voltas. A colocação de Rui Costa ainda não foi conhecida. A saber, para o Giro foram escolhidos Davide Formolo, Alexander Kristoff e Diego Ulissi; para o Tour, Tadej Pogacar, Fabio Aru e Fernando Gaviria; para a Vuelta, David de la Cruz, Davide Formolo e Jasper Philipsen.

Pogacar foi o vencedor da Algarvia em 2019, mas é possível que não regresse para tentar uma segunda vitória. Com a Volta aos Emirados Árabes Unidos a começar no último dia da Algarvia, o esloveno deverá estar presente nesta corrida. A equipa corre em casa e a ascensão meteórica do ciclista esta última época faz dele uma das estrelas da UAE Team Emirates.

Rui Costa poderá assim estar na Volta ao Algarve como líder e esta presença garante dois campeões do mundo para a 46ª edição. Philippe Gilbert (conquistou o título no ano antes do português, em 2012) regressa à Algarvia, agora como ciclista da Lotto Soudal. É também um regresso, neste caso à equipa, pois o belga deixou a Deceuninck-QuickStep para ingressar numa estrutura na qual entre 2009 e 2011 viveu alguns dos melhores momentos da sua carreira. Aos 37 anos assinou por três e vai no Algarve começar a preparar o ataque à Milano-Sanremo, o único monumento que lhe falta no currículo.

Com Gilbert virá Tim Wellens. O belga tem sido uma crónica presença na Ruta del Sol, corrida espanhola que se realiza nas mesmas datas que a Algarvia. Tem tido sucesso, ganhando etapas e inclusivamente a geral, em 2018. No entanto, parece querer mudar de ares e confirmou a vinda a Portugal. É um ciclista que gosta de andar bem quase o ano todo, pelo que é desde já mais um candidato à vitória na geral.

Além de Rui Costa, Gilbert e Wellens, também Vincenzo Nibali e Bauke Mollema (ambos da Trek-Segafredo) está confirmados na Volta ao Algarve. A expectativa continua sobre Greg van Avermaet. Um dos responsáveis da equipa da CCC avançou com a hipótese do campeão olímpico de 2016 optar pelo sul de Portugal, mas ainda não foi confirmado oficialmente, tal como Michal Kwiatkowski. O polaco adiantou há cerca de um mês que o seu arranque de temporada deveria ser idêntico ao que tem acontecido, o que incluiria o Algarve. Porém, nem a Ineos ainda confirmou a presença na corrida portuguesa.

A Astana estará presente e Miguel Ángel López é hipótese, assim como Lennard Kämna da Bora-Hansgrohe e Nills Politt, da Israel Start-Up Nation, segundo o ProCyclingStats. A Lotto Soudal também poderá trazer outro dos reforços bem conhecido por cá: John Degenkolb, que já venceu na Volta ao Algarve. Os gémeos Oliveira (ou pelo menos um deles) também são hipótese para estar ao lado do compatriota. Contudo, nenhum destes nomes está confirmado oficialmente. Há que esperar, mas nas próximas semanas o pelotão da Algarvia irá começar a ganhar cada vez mais forma.

»»"Tubarão de Messina" a caminho do Algarve««

»»Os perfis das cinco etapas da Volta ao Algarve««

Sem comentários:

Enviar um comentário