5 de dezembro de 2019

Mais três equipas World Tour confirmadas na Volta ao Algarve

(Fotografia: © João Calado/Volta ao Algarve)
Têm sido presenças habituais em anos recentes e não vão faltar à chamada da 46ª edição da Volta ao Algarve. A Trek-Segafredo e a Sunweb vão regressar, estando também confirmada a estreia de uma equipa que fará a sua primeira temporada na categoria World Tour: a Israel Cycling Academy. Ao lote de formações de topo - são agora dez - acresce duas Profissionais Continentais: a belga Wanty Gobert-Tornans e a espanhola Caja Rural.

O pelotão da Algarvia vai ganhando assim forma e mais uma vez promete ser de elevada qualidade, comprovando como a corrida no sul do país continua entre a preferidas para o arranque de temporada, mesmo com a forte concorrência no calendário. A opção é tanto para que olham mais numa perspectiva de preparação para as clássicas - Greg van Avermaet (CCC) é uma das possíveis estrelas a vir a Portugal - como para as provas de etapas, alguns já com o Giro como primeiro grande objectivo.

A Sunweb tem sido uma das equipas em destaque na Algarvia. Este ano o dinamarquês Soren Kragh Andersen foi uma das figuras ao ser segundo no contra-relógio e no Malhão. Foi uma excelente última etapa do jovem ciclista de 25 anos, mas Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) defendeu-se ainda melhor, com Andersen a ficar a 14 segundos da camisola amarela, somando assim mais um segundo lugar, mas na classificação geral. Já em 2018 a equipa tinha subido ao pódio final com Sam Oomen, que foi o vencedor da camisola da juventude. Em 2019, o holandês foi quinto na geral, numa época que começou bem, mas acabou cedo devido a um problema na artéria ilíaca (na perna). Está fora de competição desde a Volta a Itália, mas deverá regressar em 2020.

Quanto à Trek-Segafredo, a equipa americana costuma trazer ciclistas mais dotados para as clássicas e este ano esteve presente aquele que viria a ser uma das grandes surpresas do ano ao vencer os Mundiais de Yorkshire: Mads Pedersen. No entanto, a equipa tem estado a reforçar cada vez mais o bloco para as grandes voltas e porque não pensar que um Vincenzo Nibali, nova cara da equipa para 2020, possa mostrar-se nas estradas algarvias.

A Israel Cycling Academy comprou a licença da Katusha-Alpecin e está a preparar a sua estreia no World Tour. A equipa já é bem conhecida dos adeptos portugueses, marcando presença em corridas nacionais, incluindo a Volta a Portugal. Com esta subida de escalão, vem agora à Volta ao Algarve, aguardando-se agora por saber se trará algumas da figuras que tem contratado, como André Greipel e Daniel Martin, ambos vencedores de etapas na Algarvia. Nils Politt fará a passagem da Katusha-Alpecin para a Israel Cycling Academy. Este ano foi um dos destaques na fase das clássicas e a sua preparação passou pela Volta ao Algarve.

Quanto às equipas Profissionais Continentais, tanto a Wanty Gobert-Tornans e a Caja Rural têm elegido a corrida algarvia como uma das suas preferidas no início de temporada. No entanto, até será um pouco estranho na formação espanhola não se ver um ciclista português, como aconteceu este ano com Domingos Gonçalves, ou antes do Rafael Reis e Joaquim Silva, para referir apenas épocas mais recentes. Pelo menos até ao momento, não foi anunciado nenhum reforço oriundo de Portugal, com gémeo de Barcelos a não renovar para 2020.

O pelotão ainda não está fechado e mantém-se a expectativa de ver novamente a Ineos, também ela uma equipa que não tem faltado à Algarvia, onde costuma subir ao pódio final, muitas vezes com vitórias. Michal Kwiatkowski já anunciou que o seu início de temporada não deveria fugir ao habitual, com a Volta ao Algarve nos planos, mas ainda nada é oficial. Nas últimas cinco edições, a Jumbo-Visma não tem faltado, mas para não surge na lista para 2020.

Tal como a Israel Cycling Academy, a Cofidis também se prepara para subir a World Tour, o que neste caso seria um regresso. A equipa francesa, como Profissional Continental, tem estado na corrida portuguesa.

Equipas estrangeiras confirmadas: Astana, Bora-hansgrohe, CCC, Deceuninck-QuickStep, Groupama-FDJ, Israel Cycling Academy, Lotto Soudal, Sunweb, Trek-Segafredo, UAE Team Emirates (World Tour); Caja Rural e Wanti Gobert-Tornans (Profissional Continental).


Sem comentários:

Enviar um comentário