9 de dezembro de 2019

Rohan Dennis na Ineos. Mas qual será o seu papel?

(Fotografia: print screen)
"Queremos sempre construir uma equipa que conjugue perfeitamente juventude e experiência. O Rohan [Dennis] sabe o que é preciso para ganhar. Podemos dar-lhe um ambiente onde ele pode alcançar melhor as suas ambições futuras, ao mesmo tempo que mostra aos jovens ciclistas da equipa o que têm de fazer para terem sucesso ao mais alto nível." As palavras são do director da Ineos, Dave Brailsford, no anúncio que confirmou o australiano como reforço. Trocaram-se elogios, disseram-se algumas palavras de circunstância como a ocasião assim dita, com Dennis até a dizer que sempre foi uma equipa que sonhou representar. No entanto, qual será o papel de Rohan Dennis na equipa que mais ciclistas tem para liderar a equipa nas grandes voltas com fortes garantias de alcançar bons resultados (leia-se vitórias)?

A Ineos há algumas semanas que era apontada como provável destino de Dennis, depois de se saber que a Bahrain-Merida tinha terminado o contrato com o ciclista. Este abandonou o Tour nas vésperas do contra-relógio, sem qualquer justificação para tal. O australiano não estaria satisfeito com o equipamento que tinha à sua disposição. Já à procura de definir o seu futuro para 2020, foi a Yorkshire conquistar pela segunda vez o título mundial de contra-relógio. O nome da CCC ainda surgiu como possível interessada, uma equipa a precisar de líderes para as corridas por etapas. Na Bahrain-Merida (agora Bahrain McLaren) também continuaria a ter esse estatuto, sem grande discussão, mesmo com a chegada de Mikel Landa. No entanto, Dennis escolheu a Ineos, onde o australiano não terá, em condições normais, possibilidades de liderar numa grande volta.

Porém, aos 29 anos, já pouco se acredita que o plano de transformar o australiano num voltista vencedor alguma vez se venha a concretizar. Tal aconteceu na BMC, que o contratou a meio da temporada de 2014 com esse objectivo, num "projecto" que deveria demorar três anos. Mas estes passaram e foi ficando a certeza que Dennis não era ciclista para essas andanças, ainda que possa dizer que já vestiu as camisolas rosa, amarela e vermelha. Há um ano até teve uma prestação interessante no Giro, mas interessante não significa que se passasse a acreditar que ainda era possível discutir uma corrida de três semanas. Longe disso.

Rohan Dennis é um contra-relogista exímio. Os títulos mundiais assentam-lhe na perfeição e falta-lhe o título olímpico, que quer conquistar em Tóquio2020. Objectivo número um para a próxima época. É também um ciclista capaz de andar bem em provas por etapa de uma semana. Para as três semanas, Dennis é ciclista para ganhar os contra-relógios e terá de saber ser um homem de equipa. Na Ineos não tem qualquer crédito para exigir mais, seja no Giro, Tour ou Vuelta. Não pode pensar sequer em o fazer quando está numa equipa com Chris Froome (quatro Tour, duas Vueltas e um Giro), Geraint Thomas (um Tour), Egan Bernal (um Tour) e agora Richard Carapaz (um Giro ao serviço da Movistar).

Além destes nomes, há Pavel Sivakov, Tao Geoghegan Hart e Iván Sosa, qualquer um a ser preparado para um dia, não muito longínquo, ser um líder. E claro que ainda há Michal Kwiatkowski à espera de mais uma oportunidade.

Dennis chegará à Ineos com total liberdade para lutar por vitórias na sua especialidade. Sendo campeão do mundo, seria estranho pedirem algo diferente. Com calendários tão extensos, irá poder lutar por vitórias em corridas de uma semana, algo que poderá acontecer logo no início da temporada, pois está previsto começar o ano em casa, na Austrália. O que não poderá fazer é ir a um Giro, Tour ou Vuelta a pensar só nele. Na Ineos já se sabe que todos têm de trabalhar em prol do líder, mesmo que nas últimas duas Voltas a França tenha existido uma divisão, primeiro entre Froome e Thomas e depois entre Thomas e Bernal. E em 2020 esta "discussão" deverá repetir-se pelo menos no Giro e provavelmente no Tour. Mas Dennis não será um dos actores deste filme que por tanto se aguarda.

No seu discurso inicial como ciclista da Ineos, Dennis realça como a equipa é muito evoluída tecnologicamente, algo que é fácil de perceber que atraia um ciclista como o australiano, um especialista em lutar por cada segundo a cada metro que pedala. Contudo, terá de lidar com o facto de nesta equipa ser um ciclista numa segunda linha de hierarquia (para não dizer terceira), a não ser que encontre na Ineos o muito que ainda lhe falta para ser o tal voltista vencedor.

Além dos Jogos Olímpicos, Dennis referiu a Volta a Itália como objectivo, pois afinal era impossível resistir a três contra-relógios. Para já, fala como um verdadeiro corredor de equipa: "Posso ir lá e tentar ganhar essas [etapas] enquanto trabalho para quem quer que seja o nosso líder para a geral, o que é emocionante."

E será importante para o seu futuro (assinou por dois anos) que saiba manter-se como o ciclista de equipa, sem que tal signifique que tenha de abdicar de todas as suas ambições. Mas terá de as adaptar a uma equipa que não o contratou com a mesma intenção que levaram a BMC e a Bahrain-Merida a apostarem em Rohan Dennis. É também essencial que saiba que não pode repetir o que aconteceu na Bahrain-Merida e que levou à sua saída.

Aqui fica o vídeo com as primeiras palavras do australiano como ciclista da Ineos.



»»Mais três equipas World Tour confirmadas na Volta ao Algarve««

»»Bahrain terá novo segundo nome de um parceiro mais conhecido da Fórmula 1««

Sem comentários:

Enviar um comentário