18 de dezembro de 2019

Mais um português a caminho da Hagens Berman Axeon

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
Há mais um português a merecer a confiança de uma das principais equipas de formação a nível mundial. A Hagens Berman Axeon contratou Pedro Andrade, que assim se vai juntar a André Carvalho na estrutura que não pára de colocar jovens talentos no World Tour e com quatro portugueses a pertencerem a esse lote de luxo. Aos 19 anos, Andrade vê as portas do pelotão internacional abrirem-se, mesmo que a equipa até vá descer para o escalão Continental. No entanto, foi precisamente nesta categoria que se tornou numa referência.

Ruben Guerreiro foi o primeiro a dar o salto (Trek-Segafredo, Katusha-Alpecin e EF Education First em 2020), seguindo-se os gémeos Oliveira, Ivo e Rui (UAE Team Emirates) e o mais recente a "formar-se" foi João Almeida, que daqui a uns dias vai começar a vestir o equipamento da Deceuninck-QuickStep. Os quatro cumpriram duas temporadas na Hagens Berman Axeon antes de entrarem no World Tour. No anúncio da contratação de Pedro Andrade, a equipa americana, liderada por Axel Merckx, realçou precisamente essa ligação de cinco anos com Portugal.

E não deixou dúvidas sobre as razões que levaram a esta aposta no campeão nacional de juniores de 2018. "Sobressai tanto nas curtas como nas subidas longas. Ele espera ajudar a equipa quando for chamado para tal. O ciclista versátil também procurará aproveitar sprints em pequenos grupos, algo em que ele é surpreendentemente rápido. Andrade irá focar-se em melhorar o contra-relógio e as suas qualidades técnicas durante a época de 2020", lê-se no comunicado.

"Nesta nova etapa, o meu maior objectivo é evoluir o máximo possível e seguir as pisadas de todos os ciclistas portugueses que por lá passaram", afirmou o jovem ciclista, em declarações publicadas no Facebook da Vito-Feirense-PNB. No comunicado da sua nova equipa realçou que assinar pela equipa americana "é um sonho tornado realidade".

Depois de se destacar em cadetes e juniores, Pedro Andrade estreou-se no pelotão nacional de elite na Vito-Feirense-PNB. Apesar de ser sub-23 de primeiro ano, o jovem ciclista aproveitou muito bem as oportunidades que lhe foram sendo dadas pela equipa liderada pelo pai, Joaquim Andrade. Pedro conseguiu mesmo a sua primeira vitória, na quarta etapa do Grande Prémio Abimota.

Além do pai - vencedor da Volta ao Algarve em 1991 e da Volta ao Alentejo em 2002 - Pedro tem ainda o avô como referência. Também de Joaquim Andrade, conquistou a Volta a Portugal em 1969, com a camisola do Sangalhos.

O jovem português é a quarta contratação da Hagens Berman Axeon para 2020, depois do belga Jens Reynders (21 anos), do australiano Jarrad Drizners (20) e do americano Michael Garrison (18). Como curiosidade, o irmão deste último, Ian Garrison, vai acompanhar João Almeida para a Deceuninck-QuickStep, enquanto Mikkel Bjerg (tricampeão do mundo de contra-relógio em sub-23) vai reencontrar-se com os gémeos Oliveira na UAE Team Emirates. São os três mais recentes ciclistas desta equipa a prepararem-se para entrar no World Tour.

»»E se a Hagens Berman Axeon ficasse com os ciclistas que forma e fosse do World Tour?««

Sem comentários:

Enviar um comentário