16 de agosto de 2019

Recta final de temporada em Portugal com poucas corridas mas com uma estreia

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
O Grande Prémio de Mortágua marca o arranque pós-Volta a Portugal num calendário nacional a saber a pouco nesta recta final de temporada. As corridas escasseiam, num problema antigo, ainda que este ano até haverá uma estreia. A Clássica Rota da Filigrana irá realizar-se a 14 de Setembro, sendo a derradeira prova de estrada para a elite e sub-23. Depois da Volta a Portugal, muitos entram em modo de relaxamento, já mais a pensar em resolver a sua situação para 2020 e nos próximos objectivos. Contudo, apesar das equipas portuguesas medirem muito do seu sucesso pela prestação na Volta, que tem um peso enorme na hora de fazer um balanço, não ficaria nada mal a algumas formações somar mais alguma vitória.

Além das duas provas referidas, há ainda a Volta a Albergaria a 1 de Setembro. Até lá, serão os circuitos a marcar o calendário, o conjunto de provas que competitivamente entusiasmam menos, sendo corridas muitas vezes inseridas nas festas das localidades. No entanto, são excelentes momentos para conviver de perto com os ciclistas, num ambiente bem diferente das restantes provas. Uma revitalização destas corridas seria benéfico para ciclistas e organizações, a começar por não ocorrem duas no mesmo dia. Moita e Nafarros não cedem nas datas, o que só prejudica a presença de ciclistas nas duas, pois as equipas ou se dividem, ou escolhem um dos circuitos. Este ano realizam-se a 26 de Agosto.

Os outros circuitos são: Bombarral, 19 de Agosto; Alcobaça, 20 - inclui a quinta Prova Taça de Portugal Paraciclismo -; Póvoa da Galega, 24; Malveira, 25.

Mortágua, Albergaria e a nova clássica vão centrar as atenções, com equipas como o Sporting-Tavira (duas vitórias em 2019) - poderá ser das últimas vezes que se verá as camisolas verde e brancas na estrada, caso de confirme o adeus do Sporting ao ciclismo -, a Aviludo-Louletano (uma) e mesmo a Vito-Feirense-PNB - irá certamente tentar aumentar o registo de três vitórias - à procura de dar mais volume ao registo de triunfos. As três formações sub-25 têm ainda a Volta a Portugal do Futuro em perspectiva (de 5 a 8 de Setembro), mas este sábado, a Miranda-Mortágua vai apostar forte para ganhar em casa, num circuito de 144 quilómetros, com partida e chegada na Avenida dos Bombeiros Voluntários.

Num país com uma meteorologia que tanto beneficia a prática do ciclismo até pelo menos a Outubro, é uma pena que o calendário seja tão curto, ainda que a chegada da Clássica Rota da Filigrana é uma vitória, desde que consiga ir além da edição de estreia. A corrida é o resultado de um protocolo entre o Município de Gondomar, o Município da Póvoa de Lanhoso, o Boavista Ciclismo Clube, enquanto entidade organizativa, e a Federação Portuguesa de Ciclismo. No dia seguinte haverá um granfondo para que a festa do ciclismo seja um dia para profissionais e o outro para todos aqueles que partilham a paixão pela modalidade e queiram enfrentar um desafio de 112 quilómetros, com 2200 metros de acumulado.

De referir que de 22 a 25 de Agosto haverá a Volta a Portugal de Juniores, com o campeonato nacional desta categoria e de cadetes a realizar-se este fim-de-semana, em Paredes.

A 5 de Outubro, como tem sido habitual, o Festival de Pista de Tavira encerrará oficialmente a temporada ciclística em Portugal.

Pode confirmar nesta página do blog todos as conquistas das equipas portuguesas em 2019.

»»As equipas da Volta a Portugal uma a uma««

»»João Rodrigues cumpriu o plano mais cedo do que o previsto««

Sem comentários:

Enviar um comentário