21 de novembro de 2019

Avermaet com a Volta ao Algarve nos seus planos

(Fotografia: Facebook CCC Team)
Começar a lista de inscritos da Volta ao Algarve com um campeão olímpico e um dos melhores ciclistas de clássicas em anos recentes é bastante promissor. Ainda não é garantido, mas Greg van Avermaet poderá colocar a corrida portuguesa no seu calendário de início de temporada, já que quer mudar a sua forma de preparar-se para a sua fase favorita da época. O belga não estará interessado em viagens ao Médio Oriente, preferindo apostar em corridas europeias.

2019 trouxe cinco vitórias, mas apenas uma no World Tour para Greg van Avermaet. Apesar de ter até ter começado a temporada com resultados promissores, quando chegou a dois dos principais objectivos, Volta a Flandres e Paris-Roubaix, o belga não conseguiu estar na discussão dos monumentos. E como ganhar na Flandres é nesta fase da carreira do belga de 34 anos o mais importante - já ganhou em Roubaix -, a sua preparação vai ser feita a pensar em atingir um pico de forma nas duas corridas de Abril, mas principalmente na Flandres.

"Queremos evitar que o Greg atinja a forma demasiado rápido, para que possa chegar ao pico nas clássicas. Em anos recentes, o Greg esteve muito bem nas corridas no início de Fevereiro, mas estas são provas de preparação. Em 2019 esteve muito bem nas clássicas, entre a Omloop Het Nieuwsblad e a E3 Harelbeke, mas depois baixo bastante [de forma]", explicou o Valerio Piva ao Het Nieuwsblad.

Isto significa duas coisas: o ciclista fará uma pausa de seis semanas em vez das habituais quatro neste final de 2019 e haverá uma mudança de calendário para 2020. Segundo o director desportivo da CCC, Avermaet até deverá arrancar a temporada novamente na Volta à Comunidade Valenciana, mas em vez de seguir para a Volta a Omã, o belga preferirá viajar até ao Algarve, antes de atacar as clássicas, com a Omloop Het Nieuwsblad a realizar-se em 2020 na semana seguinte ao final da Algarvia (19 a 23 de Fevereiro).

A Volta a Flandres realiza-se a 5 de Abril e Avermaet sabe que as oportunidades para conquistar este monumento estão a diminuir. Com a mudança da BMC para CCC, o belga permaneceu na estrutura, ganhando o estatuto de líder em toda a linha. Ou seja, a equipa iria apostar forte nele e nas clássicas e não tanto nas gerais das grandes voltas.

O belga até começou com uma vitória de etapa na Volta à Comunidade Valenciana, fez pódios, top dez, mas foi ficando claro como nesta CCC faltavam elementos mais fortes na ajuda a Avermaet nos momentos decisivos e na Volta a Frandres e Paris-Roubaix, o ciclista também não conseguiu esconder que não estava no seu melhor. Desde aquele fenomenal 2017, com quatro vitórias em clássicas do pavé, incluindo o Paris-Roubaix, Avermaet nunca mais triunfou numa corrida deste género, conseguindo quebrar o jejum em corridas de um dia em Montreál, em Setembro.

Para o segundo ano ao mais alto nível, a CCC começou a fortalecer a equipa em todos os sectores e contratou Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin) para as provas por etapas, tal como Fausto Masnada (Androni Giocattoli-Sidermec) e Jan Hirt (Astana), este último um regresso à formação que representou quando a CCC ainda era Profissional Continental.

Já para as clássicas, o reforço chama-se Matteo Trentin (Mitchelton-Scott). O italiano quer formar com Averamaet uma dupla temível nas clássicas, mas é uma ideia pouco convincente, a não ser que o belga mude muito a sua postura. Nunca foi de partilhar estrelato, nem quando tinha um senhor Philippe Gilbert como companheiro na BMC.

Agora é esperar para saber se o calendário do campeão olímpico de 2016 - Tóquio2020 é outro dos momentos em que Avermaet quer aparecer forte na época - vai oficialmente incluir a Volta ao Algarve.

Apenas como curiosidade, Peter Sagan também não tem no seu programa de início de temporada nenhuma das corridas no Médio Oriente. Para já, sabe-se que vai começar o ano no final de Janeiro na Volta a San Juan, na Argentina - costuma ir à Austrália, mas, por agora, o Tour Down Under não surge nos seus planos -, passando depois para a Omloop Het Nieuwsblad, a 29 de Fevereiro. A Bora-Hansgrohe é uma das sete equipas confirmadas para a Algarvia.


Juntar Sagan e Avermaet na Volta ao Algarve seria de sonho!

»»Volta ao Algarve será decidida no contra-relógio««

Sem comentários:

Enviar um comentário