1 de março de 2018

Em 2019 só haverá uma equipa chamada Lotto

(Fotografia: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Está confirmada a saída de um dos principais patrocinadores dos últimos quatro anos no ciclismo. A Lotto, lotaria holandesa, deixará de patrocinar a equipa do World Tour, mas não há qualquer motivos de preocupação para a equipa. A Jumbo irá não só manter-se ligada à estrutura, como assumirá o papel de patrocinador principal. O contrato com a Lotto termina a 31 de Dezembro e não será renovado. A partir de 2019 só haverá uma Lotto na estrada, a belga: Lotto Soudal. A formação holandesa será a Team Jumbo.

A Lotto-Jumbo é a descendente da popular Rabobank, que se destacou a partir dos finais dos anos 90. No entanto, a estrutura existe desde 1990, então com o nome de Buckler-Colnago-Decca. Quando a instituição bancária anunciou que iria deixar o ciclismo, em 2012, deixou incerto o futuro da equipa. Mesmo sem um patrocínio forte, a estrutura sobreviveu. Em 2013 era apenas a Blanco, mas no ano seguinte apareceu a Belkin para dar nome e dinheiro. Dois anos depois entrou a Lotto e a Jumbo. A marca de supermercados assume agora a responsabilidade em solitário e fá-lo-á até 2023.

"A equipa de ciclismo teve uma boa época em 2017. As duas etapas ganhas na Volta a França são o destaque. Esta senda parece estar a continuar este ano, com a equipa a já ter garantido cinco triunfos", destacou o representante da Jumbo, Coosterman-Van Eerd. E tem mesmo sido um grande arranque de temporada para a equipa, principalmente devido a Dylan Groenewegen. O holandês é o responsável por quatro dos triunfos - o primeiro foi de Danny van Poppel -, dois deles na Volta ao Algarve e o mais recente na clássica Kuurne-Bruxelles-Kuurne.

Foi também o sprinter o autor de uma das vitórias de etapas no Tour em 2017 e logo nos Campos Elísios, com Primoz Roglic a dar a primeira alegria à equipa. Em Fevereiro, o esloveno tinha conquistado a geral da Volta ao Algarve. O ano terminou com 26 vitórias. Como curiosidade, a época mais ganhadora da equipa foi precisamente aquela em que procurava um patrocinador. Como Blanco venceu 38 vezes.

De recordar que em 2016, a Volta a Itália parecia estar quase garantida, mas Steven Kruijswijk caiu durante uma descida e acabou por deixar escapar a vitória e depois nem conseguiu segurar o pódio devido às mazelas físicas. O holandês, de 30 anos, foi também notícia hoje, pois além da mudança de nome na próxima temporada, a equipa anunciou que renovou contrato até 2021 com um dos seus líderes para as grandes voltas.

É ainda de realçar que a Lotto-Jumbo tem apostado na evolução de jovens ciclistas que muito prometem. Dylan Groenewegen está já a confirmar as expectativas, com as expectativas a serem grandes para com George Bennett, neozelandês que venceu a Volta à Califórna no ano passado e que este ano irá atacar o Giro.


Sem comentários:

Enviar um comentário