30 de março de 2018

Antigo ciclista da Efapel atropelado em Espanha e dois colombianos agredidos em Itália

(Fotografia: © Burgos BH)
Os últimos dias têm sido tristes para o ciclismo. Dois colombianos foram agredidos enquanto treinavam em Itália, um corredor espanhol que já representou a Efapel chocou de frente com um automóvel que circulava fora de mão e uma paraciclista morreu numa colisão com um camião. Nestes dois países tem crescido movimentos que apelam a uma maior segurança na estrada, sendo que em Espanha a luta tem sido intensa. #PorUnaLeyJusta tem sido a causa que está a apelar junto do governo a penas mais pesadas.

Esta sexta-feira, Diego Rubio, companheiro de José Mendes na Burgos BH e que em 2014 e 2015 representou a Efapel, publicou uma imagem no Twitter a mostrar o seu capacete partido depois de ter chocado de frente com um automóvel. O ciclista espanhol, de 26 anos, treinava em Navaluenga, zona de Ávila, quando o carro saiu da sua faixa. Rubio não conseguiu desviar-se e acabou por embater de frente. Já o companheiro que estava com o corredor teve mais sorte e evitou o embate. O ciclista foi transportado para o hospital, mas já garantiu que está bem, sem nada partido. "Seguimos sem endurecer as regras na estrada?" Lê-se na mensagem deixada por Rubio.

Na terça-feira, Daniel Martínez e Kristian Yustre foram agredidos por um condutor, num incidente que faz lembrar o que aconteceu no ano passado com Luís Mendonça e que afastou o ciclista do Louletano-Hospital de Loulé da Volta a Portugal. Os dois jovens colombianos, de 21 e 24 anos respectivamente, treinavam em Pistoia, na região da Toscana quando um condutor partiu para a agressão. Martinez chegou mesmo a perder a consciência.

Martinez e Yustre estavam acompanhados por outros dois ciclistas. O primeiro explicou ao El Tiempo o que aconteceu: "Estava a trabalhar e um carro queria praticamente matar-nos. Protestámos e ele ficou louco. Saiu do carro e agrediu-me, deu-me um murro e deixou-me KO. A um companheiro [Yustre] abriu-lhe o lábio e depois fugiu." A situação de Martinez foi preocupante, pois o ciclista da EF Education First-Drapac powered by Cannondale chegou a perder a memória.

Ao mesmo jornal, Yustre explicou que o compatriota já está a recuperar da amnésia, mas na terça-feira viveu momentos difíceis. O corredor da equipa italiana Amore & Vita-Prodir contou que algumas pessoas que estavam perto do local do incidente sabem quem é o homem e que ele e os companheiros apresentaram queixa na polícia. Yustre e Martinez foram levados para o hospital. O segundo passou lá na noite, mas ambos já estão em casa a recuperar. A formação americana que este ano contratou Martinez, ainda não sabe quando o seu ciclista poderá voltar à competição.


Novamente em Espanha, na quarta-feira o campeão nacional de 2016 de paraciclismo, José Angel Aceitón Chaparro, morreu após uma colisão com um camião, em Badajoz. A informação foi avançada pela Guarda Civil espanhola, mas não foram divulgados pormenores do acidente. O atleta tinha 34 anos.

Em Janeiro, Laurens De Plus e Petr Vakoc foram atropelados durante um treino na África do Sul e ainda estão a recuperar. Ainda não se sabe se Vakoc irá competir este ano. Bob Jungels treinava com os colegas da Quick-Step Floors, mas não foi afectado. O luxemburguès deixou uma mensagem a apelar ao respeito de todos os que andam na estrada, seja em que veículo for: "Todos devem considerar se vale a pena perder um ou dois minutos a ultrapassar-nos, ou a ver-se envolvido numa situação como a que estivemos há dois dias. Não estou a dizer que os ciclistas fazem tudo bem. Muitas vezes ocupamos demasiado da estrada, muitas vezes não respeitamos as regras, o que é justo dizer que também não é correcto."

São vários os casos e não apenas com ciclistas profissionais ou pertencentes a equipas. Em 2016, seis ciclistas da então Giant-Alpecin (actual Sunweb) foram atropelados em Espanha por uma condutora britânica que conduzia em contra-mão. No ano passado Michele Scarponi foi atropelado mortalmente perto de casa, a poucos dias do início da Volta a Itália. O homem que conduzia a carrinha estaria alegadamente a ver um vídeo no telemóvel. Em Portugal, o sub-23 Tiago Alves, da equipa Sport Ciclismo de São João de Ver, faleceu ao ser atingido por um veículo ligeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário