29 de março de 2018

Bernal com objectivos bem definidos pela Sky: ganhar as três grandes voltas

(Fotografia: © Team Sky)
Egan Bernal está a conquistar o World Tour com uma rapidez que eleva ainda mais as já altas expectativas que pairam sobre o colombiano. 21 anos e demonstra uma enorme maturidade e capacidade para enfrentar alguns dos grandes nomes do ciclismo actual. Para a Sky não é surpresa nenhuma o rendimento nas poucas corridas que fez com a equipa e já está delineado um plano que inclui levar Bernal à vitória no Giro, na Vuelta e, claro, no Tour.

"Esperávamos este rendimento e esperamos muito mais dele nos próximos anos. Temos muitas expectativas para com o Egan. São muito altas. O que demonstrou deixa-nos muito satisfeitos e seguros que não nos equivocámos ao contratá-lo", afirmou Xabier Zandio ao El Tiempo. O antigo ciclista terminou a carreira na estrutura britânica e é hoje um dos directores desportivos. A confiança que Zandio deposita em Bernal é total. Ele e toda a equipa: "A ideia é a longo prazo ganhar o Giro, o Tour e a Vuelta com o Bernal. Foi para isso que o trouxemos. Já demonstrou que pode ser um líder. Assinámos com um jovem para isso, para prepará-lo. Tem qualidade, ainda que tenha de melhorar muito. Trabalhamos para isso."

Para o responsável estamos perante um puro voltista e alguém destinado a liderar uma grande equipa. "É um líder, tem ambição. A alguns custa assumir uma responsabilidade. A ele não. É um ciclista diferente dos outros que são da sua idade", salientou. Bernal chegou à Europa pela mão da Androni e durante os dois anos que esteve na formação italiana, a Sky seguiu-o de perto. Somou vitórias, mas o destaque vai inevitavelmente para a conquista do Tour de l'Avenir (ou Volta a França do Futuro), a grande competição para os sub-23 e que conta com campeões como os compatriotas Nairo Quintana, Johan Esteban Chaves e Miguel Ángel López.

A adaptação ao World Tour é sempre um passo delicado, que preocupa os responsáveis das principais equipas quando contratam um jovem ciclista. Porém, Bernal não está a demonstrar qualquer problema. Na Androni teve a oportunidade de correr em provas como o Tirreno-Adriatico, Volta aos Alpes e mesmo o monumento Il Lombardia. Estar na Sky é muito diferente, mas o colombiano não teve problema em sentir-se como membro de uma das equipas mais poderosas do pelotão. "Não é fácil um ciclista de 21 anos chegar ao World Tour e abrir caminho. Para a maioria a mudança é difícil, mas para ele não. Adaptou-se de uma forma impressionante. É como se estivesse a correr cá há vários anos e isso é bom", realçou o director desportivo.

Essa adaptação tem ficado bem clara desde a estreia no Tour Down Under. Então foi sexto na geral e vencedor da classificação da juventude. Foi campeão nacional de contra-relógio e ainda no seu país, ganhou a Colombia Oro y Paz. Na Volta à Catalunha conquistou definitivamente muitos adeptos ao ter sido exemplar na subida a La Molina. Foi o único que acompanhou Alejandro Valverde (Movistar), ainda que o espanhol tenha acabdo por ser mais forte nos últimos metros. Porém, Valverde elogiou o jovem ciclista da Sky. O segundo lugar no pódio escapou a Bernal devido a uma queda na derradeira etapa, a sete quilómetros da meta.

O colombiano encontra-se a recuperar da fractura na clavícula e na omoplata. A Sky não quer precipitar o regresso de Bernal à competição. Qual a sua próxima corrida? Para quando a estreia numa grande volta? São questões que serão respondidas em breve, mas não restam dúvidas que enquanto Chris Froome está a lutar pela sua credibilidade (tal como a própria equipa) e mesmo pela sua carreira, a Sky já está a formar o seu próximo grande líder. O seu próximo campeão. E talvez não seja assim tão a longo prazo. Todos os passos já estarão certamente muito bem definidos. Da Sky não se esperaria outra coisa.

»»Egan Bernal, o talento que nem com o capacete nos olhos deixou de ganhar««

»»A geração de ouro da Colômbia já tem a sua corrida e só pensa em conquistar as três grandes em 2018««

Sem comentários:

Enviar um comentário