23 de março de 2018

Bakelants espera seguir o exemplo de Valverde e Izagirre

(Fotografia: AG2R La Mondiale)
Jan Bakelants passou do temer ver a sua carreira terminar, para o desejo de voltar a pedalar no início de 2018 e agora já pode ter o pensamento em poder recuperar o seu lugar entre os homens de confiança da AG2R para as grandes corridas. Desde Outubro que o ciclista belga está a viver uma fase muito complicada, com a aparatosa queda na Volta a Lombardia a deixá-lo com um futuro incerto. E as certezas ainda não são muitas, mas para já, Bakelants irá conseguir regressar à competição, quase seis meses depois de ter caído numa ravina.

A escolha foi a corrida francesa Classic Loire Atlantique, neste sábado. "Não sei o que esperar. Será certamente estranho encontrar-me de novo no pelotão depois das lesões graves que sofri. Espero passar uma boa imagem", disse o ciclista de 32 anos. O anúncio foi feito pela equipa francesa, que realçou como Bakelants teve de enfrentar uma difícil recuperação depois de ter fracturado vértebras e costelas. "O cérebro humano pode ser programado para esquecer os maus momentos", salientou o belga, que também tem de enfrentar a recuperação mental necessária para estar novamente ao mais alto nível e não se deixar assombrar pelas imagens da queda na Lombardia.

Os recentes exemplos de Alejandro Valverde e Ion Izagirre dão confiança a Bakelants, como o próprio admitiu: "Espero que o meu regresso tenha sucesso. O Valverde está a ganhar outra vez e o Izagirre voltou em grande nível no Paris-Nice." De recordar que estes dois ciclistas sofreram graves quedas no contra-relógio inaugural da Volta a França, e, tal como aconteceu com Bakelants, no caso de Valverde, também se temeu que poderia ser o fim da carreira.

O ciclista, que tão importante tem sido ao lado de Romain Bardet, explicou que no último mês tem tido "boas sensações", o que lhe tem permitido treinar bem. "Agora quero tornar-me um ciclista outra vez e ganhar novamente corridas. Não podemos parar quando estamos com dores. Estou confiante que posso rapidamente mostrar que estou de volta", salientou.

E a AG2R está confiante que pode contar com Bakelants a bom nível dentro de pouco tempo. A participação na Classic Loire Atlantique não será apenas um teste para ver como está o ciclista em competição, mas também para o preparar para o que aí vem. Ou, pelo menos, assim se espera. A equipa já definiu um calendário inicial e que prevê a chamada do belga para a semana das Ardenas. Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège são objectivos, sendo que nesta última - que será o quarto monumento do ano - também estará o líder Romain Bardet.

»»Vakoc regressa aos treinos com a bicicleta pendurada no tecto««

»»A incerteza de Bakelants já vai dando lugar a alguma confiança««

»»Bicicleta de Bakelants ficou pendurada numa árvore. Ciclista continua hospitalizado««

Sem comentários:

Enviar um comentário