27 de março de 2018

Valverde quer estar na Volta a Flandres antes de terminar a carreira

(Fotografia: Movistar Team)
Quando se fala de monumentos, a Liège-Bastogne-Liège tem sido sinónimo de vitórias para Alejandro Valverde. Já conta com quatro e com a forma que vai apresentando, é um sério candidato a somar mais um triunfo este ano. Antes de se concentrar na semana das Ardenas, entre 15 e 22 de Abril, o espanhol vai passar esta quarta-feira pela Dwars door Vlaaderen, ou seja, a clássica Através da Flandres, em mais uma corrida belga antes da principal neste país do calendário do pavé: a Volta a Flandres. O objectivo é simplesmente preparar a etapa no Tour que terá empedrado. Os voltistas, que normalmente "fogem" das provas de pavé, estão este ano a ir escolhendo algumas para não apanharem surpresas quando chegar a Volta a França. No entanto, Valverde até pensa um pouco mais além e admite que gostaria de estar no monumento da Flandres, apesar de considerar que irá provavelmente sofrer bastante.

"Antes de parar gostaria de fazer uma vez a Volta a Flandres. Peso apenas 61 quilos e, por isso, salta-se ao passar no empedrado o que torna as coisas mais difíceis. Não me perguntes como eu poderia ir daqui ao Kwaremont. Correr em Flandres é para mim uma enorme aventura", salientou Valverde ao Het Nieuwsblad. Este ano, Vincenzo Nibali será um estreante aos 33 anos. Valverde está a menos de um mês de cumprir 38, tendo ainda mais um ano de contrato com a Movistar. Pelo menos, pois o mais próximo que se ouviu em terminar a carreira, foi precisamente agora o ter dito que antes de colocar um ponto final quer estar no monumento da Flandres.

Talvez para o ano, pois por agora, a única aventura no pavé será mesmo na Através da Flandres, ao lado de Nairo Quintana. Mikel Landa já esteve na E3 Harelbeke e passou um mau bocado, tendo inclusivamente estado numa queda que afectou muitos ciclistas. "Não se consegue imitar nos treinos. Tens de te atirar para uma corrida como esta", salientou Valverde. "Penso que é importante para o Nairo e para mim correr na Flandres a pensar na etapa do Tour em Roubaix, a 15 de Julho, que terá vários sectores de pavé", acrescentou.

A previsão de mau tempo faz com que Valverde - que no domingo garantiu a sua terceira Volta à Catalunha (sete vitórias em 2018, entre etapas, classificações gerais e de montanha) - não esteja a pensar em estar com grande ambição na corrida desta quarta-feira. Para o espanhol "não vale a pena arriscar". E quanto a Quintana, não se pense que estará apenas a correr porque lhe convém. O colombiano disse que até gosta de provas como a Através da Flandres: "Na televisão estas corridas são sempre um espectáculo fantástico e também é o que acontece quando se está lá. Apesar de eu não ser feito para elas, gosto muito."

Outro voltista presente será Romain Bardet. O francês da AG2R já esteve no sterrato da Strade Bianche e foi segundo. Agora vai até ao pavé da Flandres, mas mais com o objectivo de também ele se preparar para a etapa que poderá ser decisiva no Tour, principalmente se alguém com pretensões à vitória final perder tempo.

Ao lado de Valverde e Quintana estará Nelson Oliveira. O ciclista da Movistar será o único português em prova, ele que estará na Volta a Flandres, uma corrida que admite gostar bastante. A grande ausência, na corrida de amanhã, será Peter Sagan. Depois de vencer a Gent-Wevelgem, o tricampeão mundial preferiu apontar baterias apenas ao monumento. Porém, haverá Greg van Avermaet, Sep Vanmarcke, Jasper Stuyven, Tiesj Benoot, Alexander Kristoff, Gianni Moscon... E claro, uma super Quick-Step Floors, que soma este ano 19 vitórias e na última década venceu esta prova cinco vezes, incluindo em 2017 com Yves Lampaert. O belga estará com o dorsal um, com Niki Terpstra também presente, ele que venceu em 2012 e 2014 e na sexta-feira ganhou a E3 Harelbeke. Recuando a 2009, o vencedor foi Kevin Van Impe e dois anos antes, Tom Boonen.

A Dwars door Vlaaderen terá transmissão no Eurosport a partir das 13:30. E não esquecer que no domingo de Páscoa teremos o monumento da Volta a Flandres, uma semana antes do Paris-Roubaix.

»»Froome poderá ser impedido de estar na Volta a França««

»»Vakoc regressa aos treinos com a bicicleta pendurada no tecto««

Sem comentários:

Enviar um comentário