7 de novembro de 2018

Mais dois portugueses a caminho da Burgos-BH

A equipa espanhola continua a reforçar-se para 2019 e vai juntar mais dois portugueses ao plantel que já contará com Ricardo Vilela. Se este é um ciclista que dará à Burgos-BH uma experiência valiosa, a formação aposta agora em dois jovens talentos portugueses: Nuno Bico e José Neves.

Apesar de enfrentar uma possível suspensão por dois dos seus corredores terem sido sancionados por doping em 12 meses, a Burgos-BH continua muito activa nas contratações, depois de um primeiro ano como Profissional Continental com poucas histórias para contar. A equipa anunciou esta quarta-feira os reforços, com Nuno Bico a ser bem conhecido naquele país. O ciclista, de 24 anos, esteve nas últimas duas temporadas ao serviço da Movistar, mas esta passagem pelo World Tour ficou marcada por quedas que prejudicaram a sua afirmação. Sempre que Bico parecia estar a atingir um bom momento de forma, acabava por ter de parar para recuperar. A sua última corrida em 2018 foi no Grande Prémio do Quebeque, em Setembro, na qual fracturou a clavícula.

Descer ao escalão Profissional Continental poderá ter o seu benefício, pois Nuno Bico deverá encontrar mais liberdade para mostrar o seu potencial, não ficando tão preso ao papel de gregário. José Santos lançou Nuno Bico no profissionalismo no Boavista, com o salto para a Klein Constantia, em 2016, a ser muito importante, pois tratava-se da equipa satélite da Quick-Step Floors, entretanto extinta. O corredor foi companheiro de Maximilian Schachmann, Rémi Cavagna e Enric Mas, por exemplo, todos ciclistas que foram para a equipa principal, enquanto Bico assinou pela Movistar.

Foi campeão nacional de sub-23, algo que José Neves também alcançou, mas em contra-relógio (venceu por duas vezes). Esta é uma características que é salientada na apresentação deste jovem de 23 anos. Em Agosto foi chamado a estagiar na EF Education First-Drapac p/b Cannondale, começando no Colorado, antes de marcar presença na Volta à Grã-Bretanha e em várias clássicas de final de temporada, com destaque para a Milano-Torino, na qual terminou na 51ª posição.

Esta oportunidade na equipa americana do World Tour chegou depois de uma época excelente na W52-FC Porto. Evoluiu na Liberty Seguros-Carglass, tendo ganho a Volta a Portugal do Futuro em 2017. Na sua estreia como profissional esta temporada não fez por menos. José Neves ganhou uma das corridas mais importantes em Portugal: o Troféu Joaquim Agostinho. Apesar da juventude, José Neves será uma aposta para as provas por etapas.

Além dos três portugueses, a Burgos-BH contratou o sprinter britânico Matthew Gibson (22 anos, ex-JLT Condor), o espanhol Manuel Peñalver (19, Trevigiani Phonix-Hemus 1896) e o compatriota Ángel Madrazo (30, Delko Marseille Provence KTM, com passagem pela Movistar entre 2009 e 2013). Nas renovações, destaque para dois ciclistas bem conhecidos do pelotão nacional: Diego Rubio (ex-Efapel) e Jesús Ezquerra, que vestiu a camisola do Sporting-Tavira e venceu uma etapa da Volta a Portugal em 2016.

José Mendes representou a equipa em 2018, marcando presença na Volta a Espanha. Porém, é possível que o ciclista regresse a Portugal, havendo o interesse da Efapel e do Sporting-Tavira.

Há dois dias, a UCI informou que perante a segunda suspensão por doping em 12 meses por parte de dois ciclistas da equipa, a Burgos-BH poderá ser afastada das competições entre 15 a 45 dias, dependendo da decisão da Comissão Disciplinar. A sanção poderá colocar em causa o arranque de temporada. Há ainda um terceiro corredor suspenso provisoriamente, a aguardar a conclusão do caso, depois de acusar positivo num teste uma hormona de crescimento. Pode ler mais no link em baixo.


Sem comentários:

Enviar um comentário