12 de novembro de 2018

André Carvalho assina pela Hagens Berman Axeon

A equipa de Axel Merckx continua muito atenta ao ciclismo nacional e veio a Portugal buscar mais um corredor de grande talento da nova geração. André Carvalho assinou por duas temporadas pela equipa americana, que lançou Ruben Guerreiro no World Tour, para onde também vão os gémeos Oliveira em 2019. João Almeida continuará assim a ter um compatriota ao seu lado, numa estrutura que é considera uma das melhores na formação de jovens ciclistas. Esta temporada subiu ao escalão Profissional Continental, o que permite dar ainda mais qualidade de competição a atletas de muito potencial.

André Carvalho, de 21 anos, evoluiu na Liberty Seguros-Carglass como sub-23, com uma passagem pouco feliz pela Team Cipollini, em 2017. No seu regresso à equipa portuguesa de Manuel Correia, o ciclista de Vila Nova de Famalicão confirmou toda a sua aptidão de trepador, demonstrando estar a um nível muito elevado, num ano em que a formação obteve licença Continental (como sub-25), o que abriu as portas à Volta ao Algarve e Volta a Portugal, por exemplo. Foi segundo na classificação da juventude na Algarvia, atrás de Sam Oomen (Sunweb), e quarto na Grandíssima. Conquistou esta classificação no Troféu Liberty Seguros e na Volta a Albergaria.

Nos Nacionais, em Belmonte, fechou na terceira posição, atrás de Rui Oliveira e João Almeida, dois ciclistas da equipa que vai agora representar.

Mas foi muito mais do que estes resultados que o levaram até à Hagens Berman Axeon. André Carvalho é uma presença assídua na selecção nacional de sub-23, sempre com exibições, por norma, muito regulares. Agora estará numa das melhores estruturas mundiais para continuar a sua evolução. E Carvalho já se apresentou: "Penso que sou um ciclista que pode lidar com todo o tipo de percurso. Mas sou mais forte em subidas curtas e muito inclinadas e tenho perfil para corridas como as clássicas."

Em declarações à nova equipa, Carvalho realçou que quer melhorar nas subidas mais longas e no contra-relógio, não escondendo como é importante para si esta transferência: "É um grande passo na minha carreira e uma grande oportunidade para competir nas maiores corridas de sub-23. Estou ansioso por lá estar e ajudar a equipa."

Ruben Guerreiro esteve na estrutura em 2015 e 2016, antes de dar o salto para a Trek-Segafredo. No próximo ano irá representar a Katusha-Alpecin. Em 2017 e 2018 foi a vez dos gémeos Oliveira assinarem pela equipa liderada por Axel Merckx. O principal objectivo foi colocar na estrada toda o potencial que estavam a demonstrar na pista na pista. Ivo e Rui assinaram por dois anos pela UAE Team Emirates, onde vão encontrar Rui Costa. Estes três corredores estavam todos na equipa da Liberty Seguros quando deram o salto para a formação americana.

João Almeida chegou à Hagens Berman Axeon esta temporada, oriundo da Unieuro Trevigiani-Hemus 1896, depois de representar o Clube de Ciclismo da Bairrada, como júnior. E que grande época foi a de Almeida, com o inevitável destaque para o triunfo na Liège-Bastogne-Liège de sub-23. Mas foram muitos mais os excelentes resultados.

Ver ciclistas sair para o World Tour são ossos do ofício da Hagens Berman Axeon que tantos tem colocado no escalão mais alto do ciclismo. Contudo, está sempre à procura de novos talentos e André Carvalho é o quinto reforço para 2019. Foram contratados os americanos Kevin Vermaerke  (18 anos) e Sean Quinn (18), o checo Karel Vacek (18) - um corredor muito interessante e a seguir com atenção - e o dinamarquês Jakob Egholm (20), que foi campeão do mundo de juniores em 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário