9 de novembro de 2018

Sporting-Tavira faz regressar mais um ciclista e contrata uma das figuras da Volta a Portugal

O Sporting-Tavira promove mais um regresso a Portugal de um ciclista que passou as últimas seis temporadas no estrangeiro, tendo competido nas três grandes voltas. José Mendes já tinha aberto as portas à possibilidade de assinar por uma equipa nacional e vai reencontrar-se com Tiago Machado. Mas a equipa algarvia anunciou mais um reforço, desta feita um jovem, que tem vindo a destacar-se no sprint e que foi uma das figuras da última Volta a Portugal: César Martingil.

"[O José Mendes] tem uma grande experiência e qualidade, podendo dar músculo à equipa em diversas etapas, entre elas as de montanha", salientou Vidal Fitas, em declarações ao site do Sporting,  "O César veio colmatar uma lacuna na especialidade de sprint sendo realmente uma mais-valia para a equipa", afirmou sobre o jovem de 23 anos.

Martingil esteve a dois segundos de vencer o prólogo da Volta a Portugal e no dia seguinte foi terceiro no sprint. Vestiu a camisola branca da juventude, mas uma queda acabaria por o deixar muito limitado e levá-lo ao abandono na quarta etapa. No entanto, foi uma exibição muito positiva de um dos ciclistas que evoluiu na Liberty Seguros-Carglass e que com a equipa se estreou como profissional, no ano em que subiu ao escalão Continental, como estrutura sub-25. Alcançou uma vitória no Circuito do Bombarral.

Martingil vestiu a camisola da juventude
na Volta a Portugal
É um ciclista que tem também trabalhado muito na pista, destacando-se por ser um lutador com uma enorme ambição, acreditando sempre até ao fim que é possível alcançar os seus objectivos. O Sporting-Tavira ganha um homem rápido, enquanto José Mendes fortalece o bloco que irá lutar pela vitória na Volta e em todas as corridas em que a montanha tenha uma forte presença. Foi um gregário por excelência, mas na agora Bora-Hansgrohe, chegou a ter a oportunidade de liderar a equipa na Vuelta de 2016, por exemplo. Então era a Bora-Argon 18, do escalão Profissional Continental.

Antes era a NetApp-Endura e em 2014 José Mendes foi companheiro precisamente de Tiago Machado, com os dois a reencontrarem-se agora num Sporting-Tavira que está a apostar muito forte para 2019, mesmo tendo perdido Joni Brandão para a Efapel.

Esta temporada, José Mendes esteve na Burgos-BH, mas foi um 2018 muito complicado. O ciclista, de 33 anos, partiu a clavícula numa queda na Clássica da Arrábida, em Março. Acabou por lesionar precisamente a mesma zona onde já tinha sofrido problema idêntico. Mendes perdeu corridas como a Volta à Catalunha ou ao País Basco, que tanto ambicionava. Só regressou em pleno já em Junho e teve de apontar toda uma época à Vuelta. Tentou integrar fugas, mas não conseguiu estar ao nível que já apresentou no passado. A Efapel era outra possibilidade, tal como ficar na Burgos-BH, mas Mendes vai vestir de verde e branco.

A experiência internacional de José Mendes e de Tiago Machado colocam o Sporting-Tavira com perspectivas mais elevadas, num objectivo assumido por Machado quando foi apresentado: acabar com a hegemonia da W52-FC Porto.

E se Martingil ainda está a ganhar experiência, a sua atitude irá certamente animar e muito tanto os companheiros, como os adeptos da equipa: "Venham para a estrada esta temporada, pois eu prometo vitórias."

Filipe Cardoso agarra novo desafio

É um dos ciclistas mais popular do pelotão português e em 2019 vai vestir as cores a Vito-Feirense-BlackJack. Depois de dois anos na Rádio Popular-Boavista e seis na Efapel, pela qual venceu a mítica etapa da Volta da Senhora da Graça em 2015, Filipe Cardoso vai, aos 34 anos, agarrar um novo desafio, numa equipa que terá ciclistas muito jovens, mas também corredores de provas dadas, com capacidade de lutar por vitórias, com destaque para João Matias, mas também para outro dos reforços.

O espanhol Óscar Pelegrí estava sem contrato. Apesar de uma segunda metade de temporada positiva, com destaque para a conquista do Grande Prémio Abimota, a Rádio Popular-Boavista não renovou com o ciclista de 24 anos. Pelegrí chegou a dar conta da sua situação no Twitter na esperança de encontrar uma equipa e o seu apelo teve eco na Vito-Feirense-BlackJack.

A equipa de Joaquim Andrade, que irá perder Edgar Pinto, renovou com Xuban Errazkin, espanhol que venceu a classificação da juventude da Volta a Portugal. Porém, o ciclista tem um processo a decorrer depois de ter dado positivo por uma substância para a asma, terbutalina, durante o Grande Prémio Abimota. É um produto que não acarreta suspensão provisória.

Edgar Pinto na W52-FC Porto

Apesar da Caja Rural ter tentado contratar o ciclista de 33 anos, não houve acordo e Edgar Pinto não hesitou em assinar pela W52-FC Porto. Com a esperada subida ao escalão Profissional Continental da equipa, Edgar Pinto terá a oportunidade de competir a outro nível. Tem sido um corredor algo perseguido por azares, mas em 2018 realizou uma temporada muito positiva. Venceu a Volta à Comunidade de Madrid e foi quarto classificado na Volta a Portugal.

Edgar Pinto junta-se a Daniel Mestre (Efapel) nos reforços da equipa que tem dominado o ciclismo nacional nos últimos anos. Francisco Campos e Jorge Magalhães (ambos do Miranda-Mortágua) serão os próximos a juntar-se ao plantel azul e branco.

LA Alumínios com mais dois jovens

Rodrigo Caixas (Bairrada) irá cumprir o seu primeiro ano de sub-23 na equipa de Hernâni Brôco, que foi buscar ainda um jovem que não tem passado nada despercebido neste escalão: Marvin Scheulen (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés).

No link em baixo poderá ver as outras transferências e renovações já confirmadas pelas equipas nacionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário