14 de novembro de 2018

Hincapie salva equipa mas desce de escalão

(Fotografia: Facebook Hincapie Racing)
Um suspiro de alívio no ciclismo americano. Uma das equipas em risco de fechar portas conseguiu salvar-se, ainda que vá baixar ao escalão Continental. A solução até foi interna, com dois dos patrocinadores secundários a aumentarem a parada e a garantir financeiramente o futuro da estrutura. O projecto do antigo ciclista George Hicanpie irá assim continuar na estrada.

A Arapahoe Resources e a BMC, que já fornecia as bicicletas à equipa, reforçam a aposta na estrutura que estava em risco desde que os patrocinadores principais tinham anunciado que não iriam prosseguir além de 2018. A Holowesko-Citadel terá assim novo nome e um plano diferente, já que não só a confirmação do apoio financeiro chegou tarde de mais para pedir uma licença Profissional Continental, mas também porque o objectivo passou por reduzir o orçamento, o que implicaria baixar ao terceiro escalão. Na segunda categoria, normalmente é necessário ter perto de um milhão de euros, enquanto na terceira, o orçamento pode descer para metade, ou mais.

"Tenho esperança que com estes parceiros e com este novo conjunto de rapazes, possamos alcançar vitórias e ter uma época de sucesso em 2019", afirmou Hincapie. Nove ciclistas estão já assegurados. Transitam da actual equipa Miguel Byron (23 anos), Brendan Rhim (22), Andrew Dalheim (30) e TJ Eisenhart (24) - todos americanos - e o letão Andz Flaksis (27).

Com o final da United Healthcare (Profissional Continental) e da Jelly Belly p/b Maxxis, Hincapie foi buscar Tanner Putt (26) à primeira e Ben Wolfe (25) à segunda. O júnior Seth Jones vem da Dornier Racing, enquanto Justin Oien (23) regressa a casa depois de dois anos na Caja Rural. Todos estes ciclistas são americanos.

A BMC pode ter deixado de patrocinar uma equipa do World Tour - passará a ser a CCC -, mas irá manter a sua ligação ao ciclismo (a Dimension Data terá as bicicletas da marca suíça). A BMC tem estado ao lado de Hincapie desde que o antigo corredor formou a equipa em 2012, então com o nome BMC-Hincapie Sportswear. Esta relação nasceu precisamente por o corredor representar a equipa do World Tour entre 2010 e 2012, nas três últimas temporadas da sua carreira.

Quanto a Arapahoe Resources é uma empresa de exploração de petróleo e gás, com base em Oklahoma e que também já patrocinava a equipa.

A equipa subiu ao segundo escalão em 2018, tendo alcançado cinco vitórias: duas em França e três nos Estados Unidos, todas na Joe Martin Stage Race. No seu historial, a equipa já viu ciclistas seus chegar ao World Tour, casos de Toms Skujins, letão da Trek-Segafredo, e Joey Rosskopf , bicampeão de contra-relógio americano e que "saltou" da formação de Hincapie para a BMC, preparando-se agora para representar o novo patrocinador, a CCC.

Apesar de George Hincapie ser o rosto da equipa, este é um projecto que partilha com o irmão Rich. Ambos têm a paixão pelo ciclismo, mas Rich, apesar de ter competido como amador, optou por prosseguir os estudos e foi ele quem criou a marca Hincapie Sportswear.

George teve uma carreira de sucesso. Venceu a Gent-Wevelgem (2001), a Kuurne-Bruxelles-Kuurne (2005) e três etapas no Critérium du Dauphiné (duas em 2005 e uma em 2008), num total de 22 vitórias como profissional. Fez grande parte da carreira na US Postal, que posteriormente passou a ser a Discovey Channel, tendo sido companheiro de dois portugueses: José Azevedo e Sérgio Paulinho. Esteve depois duas temporadas na poderosa Columbia-HTC, nos tempos áureos de Mark Cavendish, antes de rumar à BMC.

De recordar, que este ano fecham portas a irlandesa Aqua Blue Sport, a americana United Healthcare, do segundo escalão, enquanto do terceiro, as britânicas One Pro Cycling e JLT Condor não vão para a estrada em 2019, assim como a americana Jelly Belly p/b Maxxis, como foi referido. No ciclismo feminino a Wiggle High5 também colocará um ponto final na equipa.

Além da estrutura de Hincapie, a canadiana Silber também conseguiu salvar-se de um final quase anunciado, quando Floyd Landis anunciou que iria regressar à modalidade, para financiar a equipa.


Sem comentários:

Enviar um comentário