9 de outubro de 2019

Vai nascer a UAE Team Colombia

(Fotografia: © Federação Colombiana de Ciclismo)
A Colômbia vai ter um novo projecto de sub-23 que receberá o importante apoio da UAE Team Emirates. Com os ciclistas colombianos a serem cada vez mais cobiçados pelas grandes equipas, ainda assim, os problemas na modalidade no país continuam a ser um travão a um maior desenvolvimento, principalmente devido às questões relacionadas com o doping. Por isso mesmo, apesar da equipa UAE Team Colombia, como se chamará, ser independente da dos Emirados, irá receber a essencial ajuda da formação do World Tour no departamento médico e no controlo anti-doping.

A notícia foi muito bem recebida na Colômbia e no El Espectador lê-se que "nasceu uma nova esperança para o ciclismo colombiano". Este ano, a Manzana Postobón fechou portas depois de ciclistas seus terem dado positivo por doping, terminando assim um projecto Profissional Continental que queria servir de ponte para os colombianos chegarem ao World Tour. Sergio Higuita (EF Education First) é um dos casos de sucesso, tal como Juan Sebastián Molano, sprinter que é um dos colombianos que já está na UAE Team Emirates.

Há dois anos a Movistar deixou de patrocinar uma equipa naquele país e em 2015 a Team Colombia - que antes foi a Colombia-Coldeportes - também terminou. Apesar das dificuldades em manter estruturas que ajudem à evolução do ciclismo naquele país, nos últimos anos têm sido vários os ciclistas contratados por formações europeias, com muitos a chegarem ao World Tour. Egan Bernal (Ineos) é o maior dos exemplos, tendo este ano tornado-se no primeiro colombiano a vencer a Volta a França. Iván Ramiro Sosa (Ineos), o referido Higuita e Daniel Martínez são outros exemplos, sem esquecer Fernando Gaviria.

Estes ciclistas seguiram as pisadas de Rigoberto Uran e Nairo Quintana - para referir os corredores mais recentes - e a Colômbia está cada vez mais na moda, que não parece ser passageira dada a qualidade dos atletas. Só a UAE Team Emirates conta com Sergio Henao, Gaviria, Molano e Cristian Muñoz e contratou para 2020 o vencedor da Volta a Itália de sub-23, Andrés Camilo Ardilla.

"Este projecto está em andamento há mais de um ano, desde que temos trabalhado para que investidores estrangeiros pudessem apoiar o ciclismo colombiano. Felizmente tivemos uma resposta positiva para formar uma equipa, na qual os nossos ciclistas tenham uma grande oportunidade a nível nacional", explicou o director da estrutura 
Juan Darío Uribe, que ajudou a formar uma das referências da modalidade na Colômbia: Santiago Botero (terminou a carreira em 2008).

Algo que é bem vincado, é que a UAE Team Colombia não será uma filial da UAE Team Emirates. Terá uma estrutura independente, com base em Medellín e com as decisões a serem tomadas pelos responsáveis da equipa. Gabriel Jaime Vélez será o director técnico. É igualmente salientado como a estrutura será a primeira no país a contar com um apoio no controlo anti-doping "de primeiro nível".

Quanto ao plantel, este só será anunciado a 1 de Janeiro de 2020, com Uribe a querer juntar alguns dos maiores talentos sub-23 e prepará-los e ajudá-los na evolução, de forma a que possam ambicionar chegar ao mais alto nível. E estes jovens saberão que estarão a ser seguidos por um dos responsáveis da chegada de alguns dos grandes talentos ao World Tour: Joxean Fernández Matxin.


Sem comentários:

Enviar um comentário