21 de maio de 2018

UCI acaba com contra-relógio por equipas nos Mundiais

A Sunweb quebrou em 2017 a hegemonia partilhada
entre a Quick-Steo Floors e a BMC (Fotografia: Team Sunweb)
Era um fim anunciado e vai acontecer já em 2018. A possibilidade do contra-relógio por equipas nos Mundiais se realizar ainda no próximo ano, em Yorkshire estava em cima da mesa, mas o programa dos campeonatos está a ser revisto e certo é que depois de sete edições, as equipas não irão mais lutar por este título. David Lappartient, presidente da UCI, tinha avisado pouco depois de ter sido eleito, que esta era uma prova que queria eliminar. No entanto, poderá ser substituída.

Innsbruck, na Áustria, irá assim receber a última edição desta prova que foi dominada pela Quick-Step Floors (três títulos) e a BMC (dois), até que a Sunweb quebrou essa hegemonia no ano passado. A equipa até conseguiu a dobradinha, ou seja, foi também campeã mundial no competição feminina. Esta é a única corrida nos Mundiais que não é disputada pelas selecções nacionais. Entre 1962 e 1994 o contra-relógio colectivo integrava os países. Em 2012 regressou, mas para as equipas. As do World Tour estavam obrigadas a participar, enquanto as melhores Profissionais Continentais e Continentais recebiam convites. Em 2016 a polémica instalou-se com a decisão de realizar os Mundiais em Doha, no Qatar. O elevado custo da deslocação levou as equipas a ameaçar boicotar o contra-relógio. A UCI tornou opcional a presença na prova e deu uma maior ajuda financeira.

No comunicado em que anuncia o final desta competição e que para a despedida terá um prémio monetário igual para homens e mulheres, o organismo referiu: "A UCI está a rever o programa dos Campeonatos de Mundo de estrada para 2019, em colaboração com o comité organizador de Yorkshire 2019, para assegurar uma excelente visibilidade para as federações nacionais e os ciclistas." Fica assim dúvida se esta revisão poderá significar o regresso do contra-relógio disputado pelas selecções e que assim substituiria o das equipas na abertura dos Mundiais. Neste momento é apenas especulação.

Innsbruck será o centro das atenções do ciclismo entre 23 e 30 de Setembro, com a prova de estrada a já dar muito que falar dada a enorme dificuldade que alguns ciclistas dizem que irão enfrentar e que até tem surpreendido nos reconhecimentos que têm sido feitos, como aconteceu com Vincenzo Nibali. Quanto ao último contra-relógio por equipas, as 18 formações do World Tour foram convidadas, assim como as top 15 das estruturas femininas. Mais tarde na época serão enviados os convites para as restantes equipas masculinas dos escalões inferiores, dependendo do ranking.


Sem comentários:

Enviar um comentário