22 de maio de 2018

Volta a Portugal com uma estreia na partida

Raúl Alarcón venceu em 2017 e vestiu a camisola amarela em Setúbal.
Não mais a perdeu (Fotografia: Podium/Volta a Portugal)
Para marcar as 80 edições da Volta a Portugal, já tinha sido anunciado um final inédito, em Fafe, e a partida segue o mesmo exemplo. Setúbal irá receber o tradicional prólogo que dará início à corrida mais aguardada pelas equipas nacionais. A cidade esteve fora do percurso da corrida durante 45 anos, regressando em 2016, quando foi a Cidade Europeia do Desporto. Agora quer afirmar-se definitivamente como um local de eleição da Grandíssima.

A festa do ciclismo vai coincidir com a realização da tradicional Feira de Sant’Iago, que está agendada de 21 de Julho a 5 de Agosto. O prólogo acontecerá no dia 1 (quarta-feira), mas ainda se terá de esperar por pormenores quanto ao percurso. As movimentações para tentar assegurar a grande partida começaram precisamente em 2016, tendo no ano passado recebido a chegada da primeira etapa, ganha por Raúl Alarcón. "É um enorme orgulho para Setúbal termos de novo a maior festa do ciclismo e do desporto nacional a percorrer as ruas da nossa cidade e do nosso concelho. Estamos certos do redobrado êxito de mais esta iniciativa e do seu acolhimento e apoio por toda a população, certos de que tudo faremos para manter presente em Setúbal por muitos anos a Volta a Portugal em Bicicleta", afirmou a presidente da câmara, Maria das Dores Meira.

Setúbal foi uma das cidades que recebeu a primeira edição da Volta a Portugal em 1927 e foi palco de 16 chegadas. A do ano passado foi de boa memória para Raúl Alarcón. O ciclista da W52-FC Porto não só venceu a etapa como vestiu a camisola amarela que não mais perdeu. Já este ano, o pelotão esteve em Setúbal, com a Clássica da Arrábida a terminar no local.

Estamos a pouco mais de dois meses do arranque da Volta e conhece-se agora onde começa e acaba. Certo é também o regresso a uma data mais tradicional, ou seja, a corrida irá terminar a um domingo e não a um dia de semana, como aconteceu em 2017, aproveitando então o feriado de 15 de Agosto. Esta ano será de 1 (quarta-feira) a 12 de Agosto. A etapa da Senhora da Graça deverá regressar à habitual colocação no fim-de-semana.

Como curiosidade para quem quiser ir até Setúbal ver a partida e aproveitar a Feira de Sant'Iago, o tema deste ano é "Os Vinhos da Península de Setúbal". Esta é uma feira com mais de 400 anos de história.

Com a Volta a Portugal já no pensamento das equipas, o calendário arranca para uma fase da época com corridas que entram nos objectivos de muitos ciclistas. Na segunda-feira arranca o Grande Prémio Jornal de Notícias, que termina no domingo, dia 3 de Junho.



Sem comentários:

Enviar um comentário