29 de maio de 2018

Froome não é uma lenda e recorreu ao doping, diz... uma lenda do ciclismo

(Fotografia: Giro d'Italia)
Ao vencer o Giro, Chris Froome juntou-se a Eddy Merckx e Bernard Hinault como os únicos ciclistas a conquistarem as três grandes voltas de forma consecutiva. O feito já foi dito e escrito muitas vezes nos últimos dias, com o britânico a ser elevado ao nível de duas das maiores lendas do ciclismo, ainda que à condição. Porém, uma dessas lendas diz que Froome não o é, nem à condição. Para Hinault não há zonas cinzentas no caso do salbutamol. O francês considera que Froome recorreu ao doping e que, por isso, deveria estar suspenso e não a competir.

Hinault venceu cinco Tours, três Giros e duas Vueltas tendo sido uma das grandes figuras do ciclismo entre os anos 70 e 80. Não é surpresa que as suas palavras tenham um grande peso, ainda mais aquelas que disse sobre Froome. Não esteve com meias medidas. "Froome não pertence àquela lista. Ele deu positivo na Vuelta e, depois, a contra-análise, confirmou o positivo. Por isso, ele recorreu ao doping e deveria estar suspenso. Ele nunca deveria ter sido autorizado a começar o Giro", afirmou Hinault ao jornal belga Het Laatste Nieuws.

O antigo ciclista, agora com 63 anos, mostra-se ainda revoltado pela demora na resolução do processo, que se arrasta desde Setembro, quando foi detectado o dobro da substància salbutamol - utilizada para a asma - na amostra recolhida durante a Vuelta: "Porque temos de esperar tanto tempo por um veredicto? Os dois italianos que tiveram a mesma coisa [Alessando Petacchi e Diego Ulissi] foram suspensos muito mais rápido. Que direito é o que o Froome tem para dispor de tanto tempo para encontrar uma explicação? É por a Sky ter tanto dinheiro?"

Hinault junta-se às vozes que consideram que a situação do britânico é prejudicial para a imagem da modalidade. O francês mostra-se triste com o que está a acontecer, dizendo mesmo ser "um verdadeiro escândalo" e que "tem de parar". "Froome não faz parte das lendas do desporto porque que imagem está ele a dar ao ciclismo?" Mais uma questão que Mauro Vegni, director do Giro, também já tinha levantado quando se tornou claro que o processo não seria concluído antes da grande volta italiana.

E como também não parece que estará antes do Tour, em França estará a pensar-se impedir a presença do ciclista da Sky na corrida, em Julho. A ASO, organizadora da prova, poderá precisamente alegar danos para a imagem como forma de bloquear a inscrição de Froome, que tem como objectivo conquistar o seu quinto Tour e assim igualar... Hinault, Merckx e também Jacques Anquetil e Miguel Indurain.

David Lappartient tem dito várias vezes que a possibilidade do processo estar concluído antes da Volta a França é muito reduzida. O jornal espanhol As perguntou ao presidente da UCI por que razão está a demorar tanto tempo, pois se Froome não vir a sua entrada no Tour bloqueada, a dúvida sobre os resultados poderá ser comum aos responsáveis pelas três grandes voltas.  A resposta até segue a linha das questões levantadas por Hinault: "Trata-se de um caso muito complexo, com muitos advogados, muitos interesses, muita documentação e muito dinheiro pelo meio. Tomaremos a decisão o mais cedo possível, mas não existe limite de tempo. O procedimento será alargado: as nossas dúvidas deverão ser contestadas e os seus estudos terão de ser valorizados. As duas partes dispõem de representantes legais poderosos e tudo acaba por ser mais complicado do que o costume."

A equipa e o ciclista mantêm a postura de quem está concentrado apenas nas corridas, acreditando que quando o processo chegar ao fim, o veredicto lhes será favorável. No Twitter têm sido partilhadas imagens que consagram as três conquistas. De recordar, que a substância em causa não acarreta uma suspensão imediata e é por isso que Froome pode continuar a competir.

Ciclistas como Romain Bardet já se mostraram contra Chris Froome estar a competir. Tom Dumoulin chegou a dizer que se fosse ele não teria tomado essa decisão, até porque a sua equipa, a Sunweb, pertence ao Movimento por um Ciclismo Credível. Ou seja, estaria longe das corridas até o caso estar finalizado. A Sky não está nesse movimento, até porque diz que as suas regras são mais exigentes. 

Depois da vitória no Giro, Froome não conseguiu evitar as perguntas sobre o processo, mas repetiu a frase que disse quando venceu o seu primeiro Tour, isto é, que a vitória no Giro iria persistir no tempo, realçando ainda que tem divulgados os seus dados, mais do que a maioria dos ciclistas.

Froome poderia de facto ser, por estes dias, a figura principal da história das lendas do ciclismo. Contudo, irá continuar a ver o seu nome arrastado para a lista de suspeitas enquanto o processo não chegar ao fim. E se a ASO tomar a decisão de impedir o britânico de estar no Tour, então vai-se continuar a falar muito sobre este tema, sobre estas suspeitas e não sobre as competições, sobre o que está a acontecer na estrada.

»»Froome poderá ser impedido de estar na Volta a França««

»»A vitória mais bonita e brutal««

»»E para terminar o Giro...««

Sem comentários:

Enviar um comentário