7 de maio de 2018

Ponto final no recorde. Adam Hansen quer ser recordado por algo mais

(Fotografia: Lotto Soudal)
Já chega de grandes voltas consecutivas. Aos 37 anos (que celebra na sexta-feira), Adam Hansen quer perseguir resultados diferentes, que possam ir além de continuar a terminar corridas de três semanas e ajudar a equipa. O ciclista da Lotto Soudal (ou Lotto Fix ALL neste Giro) confirmou que o número mágico será 20. A Volta a França não contará com o australiano pela primeira vez desde 2012.

É uma marca impressionante de regularidade. 20 grandes voltas consecutivas a terminar, num recorde que começou na Vuelta em 2011. Ao todo são 27 e este número deverá continuar a aumentar, porque os planos da época incluem a presença na Volta a Espanha. "Vou estar à espreita de uma etapa", disse ao Cycling News. "Vou fazer o Giro, mas depois quero mudar as coisas e tentar alguns resultados para mim. Vou fazer uma pausa, recuperar, espero eu, durante o verão. Quero ver como isso vai afectar a minha temporada", explicou. Das 27 só não terminou três: Giro de 2007, a sua primeira corrida deste tipo, Giro e Tour de 2010. O seu melhor resultado na geral foi um 53º lugar na Vuelta de 2014, o que demonstra como sempre foi um homem de trabalho.

Depois de tantos anos a ser um ciclista que ajudou os seus líderes, fosse para o sprint, geral, ou qualquer outro objectivo, Hansen quer tentar acrescentar uma vitória a um currículo que conta com quatro, duas das quais em grandes voltas: sétima etapa do Giro em 2013 e no ano seguinte ganhou a 19ª na Vuelta, naquele que foi o seu último triunfo.

Com o pelotão a regressar a Itália, depois da grande partida em Israel, Hansen está concentrado em apoiar Tim Wellens, a tentar um bom resultado para si e, claro, em terminar a corrida, para que o número 20 seja mesmo o que ficará para a história.

Este australiano há muito rendido à República Checa, onde vive, conhecido por criar os seus próprios sapatos de ciclismo, tem sempre dito nos últimos anos que gostaria de ser falado por algo mais do que o recorde de grandes voltas terminadas. Ano após ano, volta após volta, Hansen é sempre questionado sobre o mesmo. Agora deu finalmente uma resposta diferente, que não estará numa destas corridas.

Há que realçar que era assim que Hansen queria despedir-se do seu feito. No ano passado, depois do Tour, ficou de fora dos pré-convocados para a Vuelta. Admitiu publicamente que não tinha gostado da decisão, ainda que não lhe restasse mais nada do que aceitá-la. Porém, entre quedas e desgaste físico, quatro ciclistas acabaram por não estar em condições de serem chamados para a Volta a Espanha. Hansen pôde continuar a prolongar a sua marca. Em Novembro, o ciclista começou a deixar indicações que estava preparado para alterar o seu calendário em 2018, ainda que então mantivesse em aberto a possibilidade de estar no Tour. Mas não. 20 será o número que permanecerá para a história, provavelmente durante muito, muito tempo.

E não se espere que Hansen vá ficar no sofá a assistir à Volta a França pela televisão, pois não tem uma!



Sem comentários:

Enviar um comentário